08 Ago. 2022
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Marvao

Marvão lança “Memórias das Freguesias de Santo António das Areias e Beirã”

Regional Escrito por  30 Jun. 2021

O Município de Marvão lança as “Memórias das Freguesias de Santo António das Areias e Beirã”, no dia 2 de julho, pelas 21h30, no Campo de Futebol dos Outeiros, em Santo António das Areias. Como convidada estará Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, e a apresentação será de entrada livre, condicionada aos lugares sentados disponíveis, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Esta edição é um número especial da já conhecida revista municipal “Ibn Maruán”, a quem se atribui a fundação do território, e que publica temas da área da cultura, património e história.

Após o sucesso do lançamento do livro de memórias da freguesia de São Salvador de Aramenha, cuja edição de 1000 exemplares se esgotou num curto espaço de tempo, o Município de Marvão voltou a confiar a coordenação desta edição especial ao professor Jorge de Oliveira, que em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia, coordenou a recolha e a redação desta monografia.

A revista, cuja edição contará com 1500 exemplares, resulta de uma investigação profunda que mistura testemunhos, memórias e documentos escritos sobre a identidade cultural destas duas freguesias da zona norte de Marvão. Ao professor Jorge de Oliveira juntou-se uma vasta equipa que, ao longo de um ano, procedeu à recolha dos conteúdos desta publicação monográfica, cujo objetivo principal é ajudar a divulgar a história, a cultura e as tradições do concelho marvanense.

A escolha para a ilustração da capa recaiu sobre as “choças” (ou “sochas”), estruturas milenares de saber fazer único, caraterísticos da identidade paisagística de Marvão, com uma predominância geográfica nas duas sub-regiões retratadas.

“Renovo os meus agradecimentos a todos aqueles que possibilitaram que, em tempo recorde e no seio de uma pandemia, fosse possível erguer este livro de memórias, tão importante e fundamental para o registo histórico-documental das freguesias de Santo António das Areias e da Beirã. Espero que, com este lançamento, consigamos atingir o maior número possível de munícipes para divulgar as tradições e os costumes da nossa Terra”, avança Luís Vitorino, presidente do Município de Marvão.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31