13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ministério da Agricultura em comunicado à RC confirma corte ilegal de azinheiras em Avis

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural confirmou hoje, através de nota enviada à Campanário, que na sequência da denúncia de operações de abate ilegal de cerca de mil azinheiras na Herdade do Ramalho, em Avis, no distrito de Portalegre, os serviços do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) deslocaram-se ao terreno, tendo “constatado que existiu, de facto, um corte de azinheiras/sobreiros sem a necessária autorização”, conforme notícia avançada pela Campanário, através de uma denúncia da Quercus.

Segundo o Ministério, a área e número de árvores “está a ser contabilizada”. Por outro lado, acrescenta a nota, “foram detetadas mobilizações de solos, afetando o sistema radicular de azinheiras/sobreiros existentes, situação cujo levantamento integral está em curso”.

 A confirmarem-se os factos, será aplicado o quadro sancionatório previsto na legislação de proteção da azinheira/sobreiro, que inclui contraordenações puníveis com coimas cujo valor poderá atingir os 150 mil euros, embargo de trabalhos e reposição da situação anterior.

Populares