16 Jun. 2021
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Evora

Moinho do Alto de São Bento sofre obras de recuperação (c/vídeo)

Regional 10 Jun. 2021

O moinho de vento do Alto de São Bento está a sofrer obras de requalificação para a sua função tradicional da moagem de cereal.

É no mais admirável miradouro natural da cidade de Évora que decorrem os trabalhos de recuperação de mais um dos cinco moinhos de vento do Núcleo Museológico do Alto de São Bento, desta vez para a sua função tradicional da moagem de cereal, conforme foi divulgado em vídeo pela página oficial do município.

As obras que estão a ser realizadas passam pela colocação de vigas do suporte das mós e das vigas laterais de suporte do sobrado, que contou com o acompanhamento da vice-presidente da Câmara municipal de Évora e Vereadora com o Pelouro da Educação, Sara Dimas Fernandes

Os moinhos do alto de São Bento integram, atualmente, o Núcleo Museológico do Alto do São Bento, recurso educativo municipal criado em 2001 onde se desenvolvem atividades nas áreas das ciências naturais e ambiente, cidadania, história e património.

A vice-presidente da Câmara municipal de Évora refere“decidimos dar início à fase final da recuperação de todo este núcleo museológico com a recuperação do último moinho que aqui estava deste núcleo, recuperando-o para a função tradicional de moagem”. Acrescentando, "hoje estamos aqui para mais uma etapa, a colocação das traves no moinho que é uma operação difícil, porque tem que ser feita à mão e é uma operação bastante delicada, mas muito em breve vamos ver as velas novamente a voar e a fazer com que a mó vá moer o trigo como originalmente se fazia”.

Esta recuperação está a cargo da empresa Etnoideia L.d.a., especializada em desenvolvimento rural, molinologia e etnoturismo.

As mós deverão ser colocadas dentro de duas semanas e a obra deverá estar concluída no final do verão, com a montagem do engenho do capelo.

A obra representan um investimento de cerca de 100€ mil.

Video: CMÉvora

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30