24 Set. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Mora

Mora: recebe apresentação de Aeronave não tripulada

Mora: recebe apresentação de Aeronave não tripulada Foto: GBN Defense
Regional Escrito por  02 Ago. 2022

A Câmara Municipal de Mora acolheu, no dia 24 de julho, no Pavilhão de Exposições e Auditório de Mora uma demonstração de uma aeronave não tripulada (UAV-SR300-01) por parte da Xaerosystems representada pelo Eng. Arved Glass, pelo Diretor Comercial Sr. João Castro e pela equipa de Engenheiros chefiada pelo Eng. Hugo Palma.

A comitiva foi composta pelo Exmo. Sr. Presidente do Governo Local da Província de Pemba, Moçambique, Dr. Florete Simba Motarua, figura do ano 2020 em Moçambique, sendo uma personalidade ímpar e de plena confiança do Presidente de Moçambique. Este evento permitiu-nos ver o enorme potencial que esta empresa tem e as mais valias que vai criar em Mora, uma vez que estamos a falar de tecnologia de ponta na área dos “Drones”, estamos a falar do futuro!

Este encontro aconteceu após uma de muitas reuniões com o grupo de empresas (Xaerosystems, SkyEagle e LogosConquest) e rapidamente o executivo do município ficou ciente das intenções da empresa gestora do aeródromo e que o futuro do aeródromo, o futuro do concelho, são uma certeza.

A SkyEagle tem como core business Voos privados, lazer, turísticos, comerciais e de negócios nacionais e europeus.

A LogosConquest é responsável pela Gestão do Aeródromo Moragil e pelo desenvolvimento turístico, tendo demonstrado interesse em vir a desenvolver uma pequena instância turística com 25 camas junto ao Aeródromo de forma a poder dar resposta a falta de camas turísticas no concelho de Mora e por sua vez poder albergar os voos ou escalas intermédias de pequenos voos nacionais e europeus.

A Xaerosystems tem como área de negócios o desenvolvimento, investigação de Drones e montagem dos mesmos, havendo a possibilidade de a linha de montagem poder migrar para Mora o que fará com que haja criação de emprego especializado e possamos desenvolver novas valências no mercado de trabalho.

O Aeródromo Moragil está localizado no concelho de Mora (coordenadas 38.99353, -8.14201) e foi projetado como aeródromo recreativo de forma a servir Mora e Montargil. Tem como características técnicas o comprimento da pista que inclui cabeceiras deslocadas de aproximadamente 120 metros em cada extremidade.

Está perto de outras pistas e aeródromos tais como as Pista do Monte do Lago, do Couço, da Barragem do Maranhão, de Volta do Vale, de Ciborro e de Arraiolos, os Aeródromos de Montemor, de Ponte de Sor e de Évora.

Neste sentido, estando rodeado de pistas e aeródromos, em particular os Aeródromos de Ponte de Sor e de Évora, o novo executivo da Câmara Municipal de Mora nunca descartou o aeródromo Moragil, muito pelo contrário, vê o mesmo com um enorme potencial para o seu concelho e região. Este aeródromo é constituído por 6 hangares com capacidade para 34 aeronaves, o que faz com que Mora possa ser visitada por voos privados, lazer, turísticos, comerciais e de negócios.

Também nos permitiu desenvolver uma relação institucional com a Câmara Municipal de Pemba, uma realidade díspar de Mora, pois nos dias de hoje são o ex-líbris turístico de Moçambique e tem aproximadamente uma população de 600 mil habitantes, contudo, é fundamental fazer chegar Mora o mais longe possível, sem medos, sem receios, pois acreditamos que Mora merece um lugar digno no território nacional e reconhecimento internacional e assim iremos fazer os esforços para desenvolvermos protocolos institucionais com a Câmara Municipal de Pemba para intercâmbios nas áreas de formação empresarial, tradições, saberes e turismo, de forma a criar uma germinação institucional, à semelhança do que a Câmara Municipal de Pemba fez com a Câmara Municipal de Cascais.

Fonte: Município de Mora

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30