×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Mourão - Surto no Lar resolvido e sem casos de Covid 19

Regional 23 Fev. 2021

O concelho de Mourão não tem casos de Covid e viu resolvido o surto da pandemia que assolou o Lar de Idosos existente no concelho.

O facto de ter havido muitos casos em Mourão, no mês de janeiro, na sequência do surto no lar, pode estar a "contribuir" para a inexistência de novos infetados, apontou hoje à agência Lusa a presidente da câmara municipal, Maria Clara Safara.

Também o atual confinamento, sublinhou a autarca, que implicou o fecho das escolas e de alguns estabelecimentos comerciais, apesar de haver "quem esteja a sofrer", sobretudo, ao nível do comércio, "está a dar resultados".

Mourão, no distrito de Évora, é o único concelho do continente que teve zero novos casos de infeção, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) que reporta a um período de incidência cumulativa a 14 dias, entre 03 e 16 de fevereiro.

A presidente do município indicou hoje à Lusa que o concelho de Mourão não tem casos ativos do novo coronavírus SARS-CoV-2 desde o dia 08 deste mês, mas já esteve em risco extremamente elevado e registou o máximo de infeções ativas, 87 casos, a 03 de janeiro.

"Temos estado a zero, mas não podermos baixar a guarda e temos de respeitar o confinamento", notou, avisando que, "num dia está tudo bem e, de repente, basta aparecer um caso ou dois para, num concelho pequeno, a situação complicar-se".

Maria Clara Safara frisou que a existência de 87 casos ativos num concelho pequeno, com cerca de 2.500 habitantes, teve "algum significado" e advertiu que "todos os cuidados são poucos", porque ainda "há muitas pessoas que não tiveram" a doença.

No surto de covid-19 no Lar Nossa Senhora das Candeias da Misericórdia de Mourão, detetado no final de dezembro de 2020, só três dos 62 utentes é que não ficaram infetados, tendo 13 idosos morrido.

"Tivemos em risco extremamente elevado por causa da situação do lar, porque foram muito casos, mas desde que a situação começou a ficar resolvida isso afetou o resto da população" e o número de casos no concelho "começou a baixar", disse.

Mostrando-se otimista com a evolução da pandemia no concelho, a autarca adiantou que os utentes de outros dois lares nas freguesias da Luz e da Granja já foram vacinados contra a covid-19, assim como os três utentes da Misericórdia de Mourão que não chegaram a ser infetados com o SARS-CoV-2.

Agora, "é continuarmos a cumprir", mas "o fator sorte também é importante", destacou Maria Clara Safara.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, este concelho alentejano registou 209 casos acumulados de covid-19.

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Março 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31