NACIONAL

Movimento escutista está nomeado para o Prémio Nobel da Paz- 2021

Regional 28 Jan. 2021

A Organização Mundial do Movimento Escuteiro (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiras (WAGGGS) estão nomeados para o Prémio Nobel da Paz 2021, pela contribuição global para a paz e o diálogo.

A indicação ao Nobel da Paz foi feita por Solveig Schytz, ex-comissária chefe dos Guias e Escuteiros da Noruega e atual membro do Partido da Liberdade norueguês, conforme notícia avançada pela Renascença.

Solveig Schytz justificou a nomeação referindo “O Movimento Escutista tem como objetivo dar aos jovens as ferramentas de que precisam para resolver os desafios do futuro, enquanto constrói uma sociedade civil forte. Este trabalho é vital para a paz mundial. Assim sendo, e uma vez que os eventos relacionados ao escutismo são pilares de colaboração intercultural e construção da paz, faz todo o sentido esta nomeação”.

Ivo Faria, chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), em declarações à Renascença sobre esta nomeação referiu “já era merecida há muitos anos” acrescentando É muito importante, expressa o reconhecimento de um caminho feito, se calhar mais até do que se ganhar ou não se ganhar o Nobel, achamos que é um reconhecimento muito justo por um trabalho mais do que centenário em prol da juventude e da sociedade do mundo inteiro”.

O chefe nacional dos escuteiros lembra que são “milhões e milhões de escuteiros e de muitos voluntários espalhados por todo o mundo que, ao longo de tantas gerações, têm ajudado as crianças e os jovens a conviverem uns com os outros, a conviverem com as suas comunidades e a construírem comunidades mais justas, mais felizes”.

A nomeação para o Prémio Nobel da Paz 2021, para o chefe nacional dos escuteiros católicos portugueses, traz ao movimento escutista “uma maior responsabilidade no sentido de chegar a cada vez mais crianças e a mais jovens”.

Fundado por Robert Baden-Powell em 1907, desde essa data, que os movimentos escutistas, um pouco por todo o mundo, ensinam aos jovens os valores do respeito e dever para com os outros. Há mais de 50 milhões de escuteiros em todo o mundo. mundo


 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30