9.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Alandroal e Ministério da Educação assinaram acordo para conclusão da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, um investimento de 2 milhões de euros.

 O Município de Alandroal e o Ministério da Educação assinaram, na passada terça-feira, dia 30 de Junho, o acordo de colaboração para a conclusão da obra da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, na sede de concelho, criando uma solução para concluir um processo que se arrastava há 10 anos desde que, em 2009, as obras em curso foram interrompidas.
 A intervenção consiste na construção de um novo pavilhão gimnodesportivo que sirva a comunidade escolar e a restante comunidade (o existente está há vários anos sem poder ser utilizado, tem algumas estruturas de amianto na cobertura e deverá ser demolido), a construção de um novo bloco de pré-escolar com duas salas (o ensino pré-escolar funciona atualmente, de forma provisória, nos antigos lavadouros municipais) e todos os arranjos exteriores associados a estas duas componentes.
 O financiamento resultará de cerca de 1 milhão e 700 mil euros de fundos comunitários assegurados pelo município através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) enquanto que a contrapartida nacional de cerca de 300 mil euros será dividida em duas partes iguais de 150 mil euros (7,5%) entre o município e o Ministério da Educação. A obra será lançada e executada pelo município.
 O Presidente da Câmara Municipal de Alandroal,  João Grilo, mostrou-se particularmente satisfeito com este acordo uma vez que “há dois anos e meio, quando assumimos novamente funções, tinha-se perdido o trabalho realizado previamente e que apontava para uma solução deste tipo, não havia qualquer solução alternativa e foi preciso reformular projetos técnicos, lutar pelos fundos comunitários e pelo acordo agora assinado para podermos apresentar ao concelho a solução que tínhamos prometido. Com 150 mil euros de fundos próprios vamos investir dois milhões de euros na conclusão da rede escolar do concelho e na resolução do último grande problema que lhe estava associado. Este deve ser um momento de grande satisfação para todos.”

Populares