Aljustrel

Município de Aljustrel cria projeto inovador para combater desperdício alimentar nos refeitórios escolares!

Regional Escrito por  06 Out. 2022

Município criou projeto inovador para combater desperdício alimentar nos refeitórios escolares

 

O Município de Aljustrel criou um projeto inovador contra o “Desperdício Alimentar” e já o apresentou no Agrupamento de Escolas de Aljustrel.

Trata-se de uma iniciativa pioneira, que poderá depois ser replicada em outros refeitórios escolares, e que pretende combater o desaproveitamento dos alimentos.

O objetivo é consciencializar os alunos, desde a idade em que frequentam o pré-escolar, para o benefício de consumirem a comida que lhes é servida, em quantidades adequadas, nos estabelecimentos de ensino e no dia-a-dia.

Através de uma mascote, criada por esta autarquia, “o Brócoli”, e durante o período da hora do almoço, a nutricionista do Município de Aljustrel e vários voluntários, de diferentes grupo etários, promovendo-se também a intergeracionalidade, deslocar-se-ão ao refeitório escolar para incentivar os alunos a comer a dose adequada de alimentos.

A intenção é ainda alertar para a importância de ingerir grupos de alimentos que por regra são rejeitados, como é o caso dos produtos hortícolas.

A cada visita desta mascote, ao refeitório, é verificado se cada aluno consumiu a sua refeição (sopa, segundo prato e sobremesa). Quem comer tudo, no final, é brindado com uma medalha que tem, precisamente, mensagens alusivas à temática.

Esta iniciativa, criada pelo Município de Aljustrel, surgiu no âmbito do projeto da Rede Europeia “Volunteering City” – URBACT, do qual esta autarquia faz parte, juntamente com outros países europeus, podendo agora ser replicado também pelos parceiros do projeto.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31