24.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Évora aprova as Saudações ao 25 de Abril e 1º de Maio

Em Nota de Imprensa à Rádio Camapnário, a Câmara Municipal de Évora informa sobre a aprovação das saudações ao 25 de Abril e 1º de Maio. 

Em reunião pública de 21 de abril de 2021, o Município de Évora aprovou, por unanimidade, uma Saudação referente ao “quadragésimo sétimo aniversário da Revolução de Abril, em que saúda todos que contribuíram para o derrube do regime iniquo que durante 48 anos oprimiu o nosso povo e afirma o seu compromisso na defesa da democracia construída com a luta abnegada de todos os democratas que, como diz o poeta, mesmo nos tempos de servidão souberam resistir e dizer não”.

No corpo da saudação pode ainda ler-se: “Quando passam 47 anos da madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974 faz cada vez mais sentido comemorar aquele momento de corte com um regime ditatorial assente na opressão, na ausência das mais elementares liberdades cívicas e políticas, na existência de censura, numa polícia política que vigiava e reprimia qualquer veleidade de opinião diversa. Comemorar a data fundadora do regime democrático é também recusar retrocessos civilizacionais assentes em distorções da memória colectiva e branqueamento de um regime que condenou à miséria, ao analfabetismo, à guerra injusta, à ausência de cuidados de saúde, ao acesso elitista ao conhecimento, milhões de portugueses para benefício de uns poucos. Nestes tempos conturbados que vivemos torna-se urgente e decisivo lembrar o passado e afirmar o projecto de futuro inscrito numa das mais avançadas Constituições políticas do mundo, recusando formas simplistas e populistas de resolução de problemas cuja complexidade não se compadece com soluções mágicas onde cavalgam os novos e velhos arautos do fascismo. É na afirmação dos valores fundacionais da democracia, plasmados na Constituição de 1976, que se corrigem os desvios e subversões que ameaçam a nossa vida em liberdade. É na afirmação dos princípios da democracia política, económica, social e cultural que construiremos uma sociedade mais justa, mais igual e mais fraterna”.

O Município de Évora aprovou, também por unanimidade, uma Moção em que se “associa às comemorações do Primeiro de Maio e solidariza-se com os justos anseios dos trabalhadores neste momento particularmente grave da nossa vida coletiva”.

Na moção, esta solidariedade justifica-se devido à crise sanitária que empurrou milhares de trabalhadores para o desemprego, o acentuo nas desigualdades de distribuição da riqueza produzida, e o aprofundamento dos regimes de prestação de trabalho assentes na precariedade e nos baixos salários, informa o município.

Devido a estas circunstâncias, para a autarquia torna-se ainda mais importante assinalar o Dia Internacional dos Trabalhadores. ”À boleia da situação pandémica são ameaçados direitos e garantias conquistados ao longo de décadas pela luta organizada dos trabalhadores. A necessária recuperação económica e social do país exige a valorização do trabalho e dos trabalhadores e não o agravamento das suas condições de vida que resultam na constatação de facto de que um terço das pessoas pobres em Portugal tem emprego. Só com salários dignos, horários de trabalho que permitam um equilíbrio da vida familiar e usufruto do lazer e inexistência de precariedade poderemos ter uma sociedade mais justa e com melhor distribuição da riqueza produzida”, realça.  

Populares