19.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Évora inicia trabalhos de salvaguarda e valorização do Cromeleque dos Almendres (c/fotos)

Localizado no Concelho de Évora, junto à aldeia de Nª Srª de Guadalupe, o Cromeleque dos Almendres, monumento megalítico constituído pelo maior conjunto de menires estruturados de toda a Península Ibérica e um dos mais relevantes do megalitismo europeu, vai agora beneficiar das medidas de salvaguarda e valorização.

Este importante sítio arqueológico, imponente pela sua singularidade e dimensão tanto física como de valor patrimonial, não deixa, no entanto, de ser um elemento frágil, e por isso vulnerável à ação do Tempo e do Homem que naturalmente procura usufruir da sua beleza e autenticidade, mas que inevitavelmente vai provocando desgaste e risco de perda. Impõe-se, assim, a necessidade de se realizarem ações que impeçam esse desgaste e contribuam para a sua preservação e salvaguarda.

Neste contexto, foi decidido levar à prática um conjunto de trabalhos preparatórios, que irão otimizar as condições para a implementação do Projeto Global de Salvaguarda e Valorização do Cromeleque dos Almendres, trabalho elaborado em articulação com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e Direção Geral do Património Cultural.

Assim, nesta primeira fase, a Câmara Municipal de Évora iniciou trabalhos de reposição de solo e coberto vegetal em todo o espaço de implantação do monumento. Deste modo, através da reposição de terra de base e posterior sementeira de prado, será possível atenuar a ação nociva da erosão, salvaguardando assim a solidez da implantação dos elementos líticos.

Durante o tempo em que decorrer a ação de espalhamento de terra, sementeira e consolidação do prado, será naturalmente necessário interditar a circulação no interior do recinto do Cromeleque, prevendo-se a duração aproximada de seis meses. Solicita-se por isso a melhor compreensão pelos constrangimentos que esta situação acarreta, e o respeito pelas áreas alvo de intervenção, não as perturbando.

 

Fotos: Município de Évora

Fonte: Município de Évora

Populares