10.1 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Évora vai pedir informações à ARS do Alentejo sobre adjudicação do Hospital Central do Alentejo

A Câmara Municipal de Évora vai enviar à Administração Regional de Saúde do Alentejo um ofício solicitando informação sobre a adjudicação do concurso de construção do Hospital Central do Alentejo, nomeadamente qual a data prevista para essa adjudicação, anunciou hoje a autarquia, em comunicado enviado à nossa emissora.

Esta foi uma decisão tomada em reunião pública de 17 de junho. A autarquia tem acompanhado o processo e já uma audiência à Ministra da Saúde para tratar de questões relacionadas com a construção das infraestruturas do hospital, como referiu o Presidente da Câmara Municipal de Évora, em entrevista à Rádio Campanário.

O Vereador da Cultura, Eduardo Luciano, manifestou preocupação com o insuficiente orçamento anunciado para o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em comparação com outros museus nacionais de escala idêntica.

O Autarca considerou que a Câmara deve manifestar o seu repúdio por esta discriminação junto dos órgãos adequados. Sublinhou também que esta é uma forma de asfixiar o museu e expressou a sua solidariedade para com respetivos trabalhadores que, apesar da falta de condições e verbas, dão o seu melhor para o manterem.

De entre o conjunto de assuntos tratados nesta reunião, destaca-se ainda a aprovação unânime do procedimento de concessão do serviço público de passageiros na cidade de Évora (que inclui o programa de concurso e o caderno de encargos), o qual segue agora para deliberação na próxima sessão da Assembleia Municipal, a realizar no dia 26 de junho.

Na nova concessão prevê-se o aumento da oferta de serviços e a orientação para meios de transporte mais sustentáveis, sendo que os novos autocarros são já de uma classe superior, emitindo menos gases poluentes. Salienta-se ainda que não está previsto o aumento das tarifas aos utentes.

Populares