Município de Mértola com “maior orçamento de sempre” de 26,8M€ em 2022

Regional Escrito por  23 Dez. 2021

A Câmara de Mértola (Beja) vai ter em 2022 o “maior orçamento de sempre”, de 26,8 milhões de euros, tendo a criação de uma estação biológica e a conclusão de um novo lar de idosos como investimentos “marcantes”.

O Orçamento e Grandes Opções do Plano prevê um aumento de 3,9 milhões relativamente ao deste ano, e foi aprovado em assembleia municipal, com os votos a favor do PS e a abstenção dos eleitos da CDU.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara municipal, Mário Tomé (PS), disse tratar-se de um “orçamento marcante” para Mértola, que “traduz aquilo que são as grandes ações” que a sua equipa colocou no programa apresentado nas eleições autárquicas deste ano.

No que toca a investimentos mais significativos, o autarca destacou a criação da estação biológica, avaliada em cerca de 3,6 milhões de euros e com financiamento comunitário garantido através do Programa Operacional Alentejo 2020.

O projeto será desenvolvido nos antigos celeiros da EPAC em Mértola, na margem do rio Guadiana, e inclui a criação da Galeria da Biodiversidade e uma nova área para as reservas do arquivo e do museu municipais, que custarão mais 3,7 milhões de euros.

“É um projeto marcante para Mértola pela valorização do nosso património natural como imagem de marca, numa lógica de potenciar e divulgar o território”, frisou Mário Tomé.

Em 2022 a Câmara de Mértola conta igualmente concluir as obras de construção do Lar das Cinco Freguesias, estrutura residencial para pessoas idosas que está a ser erguida na localidade de São Miguel do Pinheiro, num investimento de 3,7 milhões de euros.

Nos planos do município para o próximo ano está ainda o lançamento do projeto para a construção de um novo centro escolar (3,3 milhões de euros), assim como a requalificação de uma rua na Mina de São Domingos (600 mil euros) e a criação de uma área para autocaravanas na mesma localidade (250 mil).

A Câmara de Mértola vai também avançar com a requalificação da estrada internacional que liga a aldeia de Pomarão à sede de concelho e concretizar os saneamentos básicos nas localidades de Sapos (freguesia de Mértola), Sapos (freguesia de Santana de Cambas), Azinhal (freguesia de Alcaria Ruiva) e Monte Góis (união de freguesias de São Miguel dos Pinheiro, São Pedro de Sólis e São Sebastião dos Carros).

Para fazer face ao seu maior orçamento de sempre, em 2022 a autarquia ambiciona reforçar o seu mapa de pessoal.

“É preciso reforçar o quadro, pois não se consegue fazer um orçamento desta dimensão se não tivermos recursos humanos para o colocar em prática”, concluiu Mário Tomé.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31