04 Out. 2022
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Montemor o Novo

Município de Montemor-o-Novo quer mais apoios para os Bombeiros e apela à sua testagem regular

Regional Escrito por  29 Jan. 2021

O Município de Montemor-o-Novo, através da sua página oficial de facebook, divulgou uma tomada de posição na qual começa por ser feito um analtecimento aos Bombeiros Voluntários referindo "Os nossos bombeiros estão entre os muitos agentes que estão na linha da frente do combate à infeção Covid-19, prestando a todos os cidadãos um apoio absolutamente imprescindível e incontornável. Em todas as emergências médicas para que foram chamados, muitas com risco da própria saúde e até da vida, nunca deixaram de intervir e honrar o o lema de «Vida por Vida»."

Segundo avança a autarquia de Montemor, "só os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, até 18 de janeiro de 2021, efetuaram 543 transportes de utentes suspeitos, ou confirmados, de covid-19, situação que se repetirá por todo o país com milhares de bombeiros."

O Município, perante isto torna-se incompreensível e inadmissível que os bombeiros não tenham sido desde logo integrados nos grupos prioritários para receber a vacinação contra a Covid-19 e que esta falta de vacinação seja mais um problema a juntar aos muitos que já são enfrentados todos os dias pelas corporações de bombeiros.

"De referir que a situação pandémica trouxe às corporações de bombeiros menos receitas e mais despesas, agravou dificuldades, pôs em risco o socorro às populações. À falta do governo foram muitas vezes as Autarquias que lhes deram apoio", refere a autarquia.

Anunciada que está agora uma intenção do Governo de vir a incluir este sector dos grupos de vacinação prioritária , conforme indica o Município de Montemor-o-Novo "não podemos deixar de referir que a mesma peca por tardia e que deverá ser concretizada o quanto antes, pois proteger os bombeiros é proteger quem protege a população."

Assim, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, reunida em sessão ordinária de 27 de janeiro de 2021 delibera:
- Exigir ao Governo que a integração dos bombeiros nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 seja concretizada tão brevemente quanto possível;
- Apelar ao Governo para que a testagem destes homens e mulheres possa ser feita de forma regular e que os testes não tenham que ser suportados pelas corporações de bombeiros que constantemente se debatem com problemas financeiros;
- Apelar à urgente concretização das medidas de apoio já previstas no OE 2021, nomeadamente o reforço de meios financeiros;
- Exigir que o Governo tome medidas no sentido de valorizar os bombeiros, sumariamente garantindo mais financiamentos, justas retribuições e valorização das carreiras.

Esta Tomada de Posição foi aprovada por Unanimidade pela Câmara Municipal, reunida no dia 27 de janeiro de 2021 e será enviada a Suas Excelências, o Sr. Presidente da Assembleia da Republica, Sr. 1º Ministro, Sr. Ministro da Administração Interna, Sra. Ministra da Saúde e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31