Imprimir esta página

Moura

Municipio de Moura e Freguesia de Santo Aleixo Celebram 1º de Dezembro com Içar da Bandeira

Regional 27 Nov. 2020

A Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração comemoram o 1.º de Dezembro, Dia da Restauração da Independência de Portugal, face a Espanha, em 1640, em Santo Aleixo da Restauração.

Este ano são assinalados 380 anos desde o feito histórico, que assinalou a heroicidade dos dos santoaleixenses nas batalhas contra os espanhóis. Deste modo, o município de Moura e a União de Freguesias, apesar da situação pandémica, não quiseram deixar de celebrar a data.

O programa do 1.º de Dezembro será assinalado com o Içar da Bandeira, às 11:00, com as presenças de Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura, de Paula Ramos, Presidente da Assembleia Municipal de Moura, e de Francisco Candeias, Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração.

A cerimónia terá transmissão em direto na página do Facebook da Câmara de Moura, pelo que se solicita aos santoaleixenses que acompanhem a sessão através daquela rede social, evitando assim ajuntamentos, conforme indicação da Direção-Geral da Saúde.

"O povo de Santo Aleixo teve um papel crucial durante as batalhas contra os espanhóis, tendo defendido a sua terra com bravura. O intruso agora é outro, invisível, e todos devemos ser heróis, protegendo-nos a nós, protegendo os outros," comunica a autarquia.