O Município de Vendas Novas, através da sua página oficial de facebook, deu hoje conta que "o surgimento de um surto de COVID-19 numa estrutura residencial para idosos é uma preocupação para a toda uma comunidade. Importa desde a primeira hora, desbloquear todas as ajudas e apoios que se possam concretizar, quer através de entidades locais, quer nacionais, para que a situação seja controlada o mais cedo possível."
"Em Vendas Novas, com a confirmação de um surto no Lar Nossa Senhora da Saúde da Casa do Povo, não houve tempo a perder por parte do Município,que tem estado no terreno a acompanhar a situação, apoiando a Direção e a equipa de enfermagem nos processos de decisão, mobilizando meios para a contenção da situação e dando resposta às várias solicitações", refere a autarquia.
Na altura mais crítica, informa o Município, "ajudou a criar zonas para utentes negativos, positivos e suspeitos dentro do Lar; forneceu desinfetante e fatos completos de proteção individual (em articulação com o Lar Quinta do Mestre) e disponibilizou funcionários do Município para a realização de tarefas e de alguns turnos " assim como "tem estado em articulação constante com a Segurança Social e o Centro de Saúde e com a Diretora Técnica especializada em gestão em crise, que desbloqueou uma equipa de intervenção pronta a dar resposta ao surto."
Para essa mesma equipa externa tratou do local e condições de alojamento e, através de voluntários, funcionários e do executivo municipal, certifica-se que chegam até eles as refeições diárias. Para os utentes e funcionários do Lar, contactou Santa Casa da Misericórdia, que tem assegurado as refeições.
A recolha dos resíduos contaminados acumulados tem sido também um assunto tratado com todo o cuidado pelo Município, contratando uma empresa especializada para fazer este serviço, no valor de cerca de 6 mil euros.
Segundo o Município, "felizmente a situação está agora mais controlada, resultado da dedicação da sua direção, funcionários, equipa externa, brigada de intervenção da Cruz Vermelha, voluntários do projeto Portugal COmVIDas, voluntários locais e de várias as instituições que se prontificaram a ajudar, criando-se uma rede de sinergias, só possível graças à solidariedade e disponibilidade de muitos. Têm sido incansáveis, por isso, o Município quer deixar, uma vez mais, o reconhecimento e sentido agradecimento a todas elas. Graças a vocês somos agora uma comunidade mais resiliente."
04 Mar. 2021 Regional
04 Mar. 2021 Regional
04 Mar. 2021 Regional
04 Mar. 2021 Regional
04 Mar. 2021 Regional
04 Mar. 2021 Regional