Imprimir esta página

Vidigueira

Município de Vidigueira aprova subsídios ao associativismo e atividade cultural do concelho num valor de 55 mil euros

Regional 28 Jan. 2021

A Câmara Municipal de Vidigueira aprovou a proposta de concessão de subsídio ao Movimento Associativo do concelho para o ano de 2021, num investimento de 55 mil euros.

A atribuição anual de um subsídio financeiro destinado a incentivar as atividades desenvolvidas regularmente insere-se no regulamento de apoio ao movimento associativo e é efetuada tendo em conta os planos anuais de atividade e orçamento apresentados pelas associações.

O Município de Vidigueira, em comunicado, destaca a importância das associações culturais, desportivas e recreativas no processo de participação dos cidadãos na vida pública, sendo intervenientes privilegiados no fortalecimento da identidade comunitária e no acesso das populações à ocupação dos tempos livres e no desenvolvimento e valorização pessoal.

Devido aos efeitos da pandemia Covid-19 no rendimento dos agentes culturais do concelho, pelo cancelamento da quase totalidade dos espetáculos e eventos, e considerando a importância da dinamização do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a Câmara Municipal de Vidigueira aprovou a atribuição de apoio financeiro, no valor total de 5.750 euros, a três grupos do concelho para a gravação de trabalho discográfico/CD: Os Cantadores do Cabeço do Diabo, Os Vocalistas e OLCT – Cultura e Tradição. Este apoio insere-se no conjunto de medidas implementadas pela autarquia noutras áreas de atividade igualmente afetadas.