17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Museu Berardo Estremoz recebe conferência dobre “Azulejo de Estremoz”

Município de estremoz

De acordo com a informação avançada pela Câmara Municipal de Estremoz, realiza-se no próximo dia 19 de setembro, pelas 19h00, a primeira conferência do ciclo de conferências “Conhecer o Azulejo”, a qual terá como orador o historiador Professor José Meco, atualmente o maior especialista de azulejaria portuguesa.

O tema para esta conferência será “Azulejo de Estremoz” e abordará uma breve panorâmica sobre a preciosa azulejaria existente em Estremoz, a qual é indubitavelmente uma das cidades portuguesas mais ricas desta arte. Numerosas igreja e conventos (Congregados – Câmara Municipal, São Francisco, Santo Agostinho, Maltesas), a antiga Misericórdia, Capelas (Nossa Senhora da Conceição, Rainha Santa, Mártires, Santo Cristo), Passos, palácios (Tocha, Quinta D. Maria), apresentam excelentes azulejos de alguns dos maiores mestres, como Manuel dos Santos, António e Policarpo de Oliveira Bernardes, Teotónio dos Santos, Nicolau de Freitas, Valentim de Almeida, Francisco de Paula e Oliveira, bem como excelentes exemplos de azulejos de fachada do século XIX e conjuntos modernistas e historicistas da primeira metade do século XX, cuja divulgação deve ser incentivada em complemento do novo Museu Berardo.

Em virtude das limitações impostas pelas medidas de combate à pandemia Covid-19, a lotação da sala onde vai decorrer a conferência “Azulejo de Estremoz” será de apenas 30 lugares, pelo que para se assistir à mesma terá de ser efetuada uma marcação prévia, via telefone, para o 268 080 281, ou por e-mail, para museu.berardo@cm-estremoz.pt, e aguardar a confirmação de disponibilidade de lugar. 

O ciclo de conferências “Conhecer o Azulejo” é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz e da Associação de Coleções.

 

Populares