25 Jan. 2022
Nuno Rocha
Á mesa com a RC
13:00-14:00

Reguengos de Monsaraz

Natal em Reguengos com passeios de tuk-tuk, Mercado de Natal e muito mais! (c/fotos)

Regional 29 Nov. 2021

O Município de Reguengos de Monsaraz vai organizar de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2022 o Natal em Reguengos. No primeiro dia de dezembro, pelas 11h30, será inaugurado na Porta da Vila o presépio com figuras em tamanho real em Monsaraz com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que vai percorrer as ruas da vila medieval ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no castelo, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Pelo vigésimo segundo ano consecutivo, Monsaraz recebe este projeto concebido pela escultora Teresa Martins, que apresenta 46 figuras da natividade em tamanho real. Até ao dia 6 de janeiro do próximo ano poderão ser apreciadas estas esculturas feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, com as caras e as mãos feitas em cerâmica e iluminadas durante a noite.

O Natal em Reguengos vai ter muitas atividades na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, local onde vai estar instalado a partir das 14h nos fins de semana até 19 de dezembro o Mercado de Natal, promovido pela Associação de Artesanato de Reguengos de Monsaraz. O Pai Natal vai chegar no dia 4 de dezembro, às 15h, dirigindo-se depois para a Casa do Pai Natal na Praça da Liberdade para tirar fotografias com as crianças.

Neste dia, até às 17h30 haverá também passeios de tuk-tuk para as crianças, animação de rua com músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, dois insufláveis, dos quais um escorrega com sete metros de altura, tatuagens glitter e o cantinho da biblioteca, com histórias, jogos e desenhos para pintar. A Hora do Conto acontece pelas 16h e as crianças vão poder ouvir o conto “O Natal da Adelaide”, de Fabrice Lelarge.

Durante o Natal em Reguengos estarão instalados um presépio e uma Árvore de Natal na Praça de Santo António, que será decorada pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

No dia 5 de dezembro, os passeios de tuk-tuk para as crianças, as fotografias com o Pai Natal, a animação de rua com os insufláveis, as tatuagens glitter e o cantinho da biblioteca decorrem das 14h30 às 17h30 na Praça da Liberdade, assim como no dia 8 de dezembro e nos fins de semana até 19 de dezembro. A Hora do Conto será sempre às 16h e no dia 5 de dezembro será lido o livro “Baralhando histórias”, do italiano Gianni Rodari.

No dia 8 de dezembro, a partir das 9h decorre o Passeio Solidário de Natal, organizado pelo Clube de Cicloturismo de Reguengos de Monsaraz Trepadores da Planície, com o valor angariado em donativos a reverter para a aquisição de duas cadeiras de rodas para o Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz. Neste dia, o livro “Agasalha-te bem”, de Fabrice Lelarge vai preencher a Hora do Conto.

No dia 11 de dezembro a Hora do Conto será com o livro “O Rudolfo é o maior”, de Jan Astley, Gaby Goldsack e Kath Jewitt, e no dia seguinte com o livro infantil “Perfeitamente normal”, de Tom Percival. Neste dia 12 de dezembro, a partir das 16h30, a animação de rua terá também a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense.

No dia 18 de dezembro, os músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense vão tocar a partir das 16h30 na Praça da Liberdade e a Hora do Conto terá “O passeio mágico de trenó”, um livro de Jan Astley, Gaby Goldsack e Kath Jewitt. Neste dia, pelas 17h, na Igreja de Santiago, em Monsaraz, decorre o Cante ao Menino com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e o Dueto de Guitarras de Évora, com José Farinha e João Macedo.

Em Reguengos de Monsaraz também vai haver Cante ao Menino, no dia 19 de dezembro, pelas 12h, com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz que vai cantar na Praça de Santo António, saindo em desfile desde a Igreja Matriz. A partir das 17h realiza-se a primeira corrida de São Silvestre de Reguengos de Monsaraz, num percurso de 10 quilómetros de extensão com partida e chegada na Praça da Liberdade.

A organização é da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e as inscrições no valor de seis euros poderão ser efetuadas no site www.acorrer.pt. Neste dia terminam as atividades na Praça da Liberdade e a Hora do Conto será com o livro “A caracóis de ouro, os três ursos e a banheira”, de Isabel Stilwell e Marta Moser.

Nos dias 21 e 22 de dezembro a autarquia organiza a iniciativa O Pai Natal na Tua Aldeia. Nestes dias, entre as 14h e as 17h, o Pai Natal vai passar pelo centro de todas as localidades do concelho para receber as cartas das crianças.

A fechar a programação do Natal em Reguengos, no dia 5 de janeiro de 2022, pelas 19h, haverá o Cante de Reis pelas ruas de Monsaraz com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31