Imprimir esta página

No âmbito da Ação Educativa “Do Lado de Cá” alunos da EB Horta das Figueiras visitam aeródromo municipal

No âmbito da Ação Educativa “Do Lado de Cá” alunos da EB Horta das Figueiras visitam aeródromo municipal Foto: CM de Évora
Regional 13 Fev. 2020

Vários alunos do 1º e 2º ano da EB Horta das Figueiras visitaram esta quinta-feira, de manhã, o Aeródromo Municipal e o Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito da iniciativa de Ação Educativa “Do Lado de Cá”.

Com esta ação, a Câmara Municipal de Évora pretende que as turmas envolvidas tenham oportunidade de efetuar uma aprendizagem ativa, através do contacto direto com o objeto de estudo, que neste caso é a edilidade. A ação é enquadrada no âmbito da área temática do Estudo do Meio e é destinada preferencialmente aos alunos do 2.º ano do primeiro ciclo do ensino básico.

Durante esta visita, os alunos envolvidos tomaram contacto com a realidade do dia-a-dia dos elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, ficaram a conhecer a sua missão e o seu objeto de trabalho. Os alunos visitaram depois as instalações do aeródromo municipal, com destaque para o hangar onde está estacionado o helicóptero do INEM e a Torre de Controlo do aeródromo.

Ação Educativa Municipal “Do Lado de Cá” visa permitir aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico o contacto direto com a Câmara Municipal de Évora, a sua função, o papel que desempenha na gestão do concelho e os serviços de que dispõe.

Desde que começou, o projeto “Do Lado de Cá” já envolveu as turmas do 2º A, 2ºB e 2ºC da Fundação Salesianos e está ainda prevista a participação do 3º e 4º ano da EB Horta das Figueiras.