Imprimir esta página

Vila Vicosa

Nova iluminação devolve ao Paço Ducal de Vila Viçosa o esplendor da luz do dia!

Regional 17 Jan. 2022

Vila Viçosa é sobejamente conhecida por ter monumentos únicos e um património histórico riquissimo, muito importante no processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Unesco que decorre atualmente e cujo dossier de candidatura já foi entregue.

Um dos monumentos mais conhecidos em Vila Viçosa e que mais turistas atrai é o Paço Ducal que está agora  ainda mais resplandescente.

A Primelux foi desafiada para apresentar uma solução de iluminação que devolvesse ao Paço Ducal de Vila Viçosa todo o esplendor que normalmente apresenta durante o dia.

Conforme se pode ler numa publicação efeturada pelo Eletricistam, a solução que estava instalada (e em alguns pontos já degradada) era composta por projetores simples equipados com lâmpadas de 250 W de iodetos metálicos. O caderno de encargos apresentado era muito simples e direto. Pretendiam migrar a iluminação da fachada do monumento para a tecnologia LED, com uma temperatura de cor neutra para não criar contrastes muito acentuados e sobretudo um rendimento luminoso equilibrado e económico.

O projetor VIENA com uma potência de 200 W com um rendimento luminoso de 130 lm/W, equipado com LEDs Philips no módulo ótico e alimentado por um driver MeanWell – um equipamento robusto com uma garantia de 5 anos e que garantia ao cliente uma redução de consumos com um rendimento muito superior à solução existente veio dar uma nova luminosidade a este monumento único.

Neste desafio, adianta a mesma fonte,  apenas foram efetuadas pequenas simulações no DIALux, de forma a se perceber qual a solução de iluminação que melhor se enquadrava no projeto, quer em rendimento luminoso, quer nos pontos de fixação dos equipamentos de forma a não se criarem zonas mortas em termos luminosos.

Fonte/Foto: O Electricista