30 Nov. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Novo Projeto Arqueológico continua a desvendar a Idade do Bronze em Beja!

Regional Escrito por  26 Set. 2022

Foi apresentado o novo projeto de investigação e divulgação arqueológica do povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo que decorrerá em 2022 e 2023.

A sessão decorreu no passado dia 23 de Setembro, nas instalações do futuro Centro de Arqueologia e Artes da Câmara Municipal de Beja, no âmbito das Jornadas Europeias do Património

De acordo com informação avançada na página do Outeiro do circo, a apresentação ficou a cargo de Miguel Serra, um dos responsáveis do novo projeto, que explicou os principais objetivos e atividades previstas. O projeto assenta em duas vertentes distintas mas complementares, uma, já iniciada, pretende aprofundar o conhecimento sobre este importante povoado da Idade do Bronze através de uma série de estudos analíticos sobre o espólio recolhido nas escavações arqueológicas, com especial atenção nas análises de cerâmicas, amostras de solos, peças líticas e faunas. A outra vertente, que deverá iniciar-se em Outubro ou Novembro, centra atenções num programa de divulgação baseado em oficinas pedagógicas que irão decorrer em Beja, Braga e Coimbra, procurando envolver diversos públicos escolares desde o ensino básico ao universitário. 

Após a apresentação do novo projeto seguiu-se uma conferência sobre os principais resultados do projeto de investigação que decorreu entre 2019 e 2021 no Outeiro do Circo e que revelou um troço de muralha da Idade do Bronze em boas condições de preservação, para além de ter revelados novos dados sobre ocupações posteriores da Idade do Ferro. 

Este novo projeto conta com financiamento da Câmara Municipal de Beja e da empresa Palimpsesto, juntando novas colaborações com a Axis Mundi, Heritage & Archaeology e O Legado da Terra, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, entidades responsáveis pela execução das várias atividades e conta ainda com parcerias com o Museu Regional de Beja, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga) e o Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

Fonte: Outeiro do Circo

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30