22.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O facto de muitos artistas virem buscar inspiração a Vila Viçosa é, de facto, um motivo de orgulho para nós”, diz Tiago Salgueiro (c/som)

Decorreu hoje, pelas 15:30h, a apresentação do livro “A Porta do Sol” da autoria de João Gonçalves, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa.

O livro, que trata e fala sobre a história de Vila Viçosa, tem também ligações com Setúbal e Marrocos.

A Rádio Campanário marcou presença na apresentação do livro e falou com Tiago Salgueiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que nos deu a sua opinão sobre este livro, onde referiu que: “É mais um momento cultural que eu considero de bastante importância, nós fomos convocados para este desafio pelo autor João Gonçalves e, ele apresentou-nos esta obra que fala sobre Vila Viçosa, ele que já tinha vindo aqui visitar o nosso concelho e património, conhecia parte da sua história, o que me deixou de certa forma sensibilizado, depois coloco-nos essa hipótese de fazer a apresentação do livro “A Porta do Sol”, nós acedemos a essa solicitação e decidimos apresentar aqui no dia 1 de abril esta obra que, no fundo, tem uma personagem bastante autobiográfica em relação ao seu autor. O Luís Filipe é uma personagem bastante cativante e, faz no fundo uma alusão a Vila Viçosa. Eu penso que essa questão é importante. Houve uma frase no decurso das nossas reuniões que me deixou um pouco chocado, porque o autor considera que Vila Viçosa realmente ainda é uma pérola escondida no nosso país, que tem uma história fascinante e, às vezes quem vem de fora, tem um olhar completamente diferente sobre aquela que é a nossa realidade. O autor João Gonçalves é efetivamente um desses autores que sentiu aqui a sua inspiração, o livro tem bastantes factos históricos que são, no fundo, parte da nossa identidade e acho que é nesse sentido que devemos promover Vila Viçosa, através da literatura, independentemente de todas as campanhas que possamos fazer, o facto de muitos artistas, escultores, pintores, encontrarem aqui a sua fonte de inspiração, é para nós um motivo de orgulho”.

Populares