Borba

“O homem não vive só de pão, precisa de integração; Agroinclusion é mais um passo para isso” diz Médico Jorge Rosa(c/som)

Regional Escrito por  06 Out. 2022

 

O Centro Luís da Silva em Rio de Moinhos recebeu ontem uma apresentação do projeto AGROINCLUSION, um projeto cofinanciado pelo Programa Europeu  Erasmus +.

Este projeto tem como objetivo melhorar a qualidade e adaptabilidade da formação profissional, métodos de formação, materiais e currículos para pessoas com necessidades especiais.

A Rádio campanário esteve presente e falou com Jorge Rosa, médico que acompanha a Instituição desde o seu início e que começou por nos referir “sou médico aqui desde a criação deste centro logo há uma ligação forte a estes utentes pelo que participo no que acontece nesta casa com muito gosto.”

O clínico defende que “todos nós devemos fazer a integração destas pessoas com deficiência e deficiência acentuada, nas atividades e na comunidade” sublinhando que esta parceria com o projeto da Agroinclusion é “mais um passo nesse sentido”.

Jorge Rosa considera que esta interação entre as pessoas e os animais é benéfica para o seu bem estar realçando inclusivé a sua importância para a saúde mental evidenciando “o homem não vive só de pão, precisa de integração e vemos esta parceria , entre o ser humano e os animais, com muito bons olhos.”

O projeto conta já com parceiros de sete países diferentes, fazendo parte dele instituições do género do Centro Luís da Silva mas que trabalham com deficiências menos profundas. O projeto está atualmente a  ir de país em país e partilhar as técnicas que cada um tem, as boas práticas que cada um usa.

 

Integram este projetos países como a Alemanha, Áustria, Espanha, República Checa , Eslováquia e Portugal onde a partilha de conhecimentos e experiências se assume como fundamental para que a inclusão destas pessoas seja o mais assertiva possível, existindo uma maior compreensão das necessidades de integração socioprofissional de pessoas com estas necessidades.

Este projeto europeu faz precisamente a integração na deficiência moderada acompanhada com os animais” conclui o Médico Jorge Rosa.

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31