"O Lado Negro do Azeite" que retrata o Alentejo foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental

"O Lado Negro do Azeite" que retrata o Alentejo foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental Mensageiro de Bragança
Regional 23 Out. 2021

A atriz Sandra Coias, em conjunto com Pedro Rego, realizaram e produziram o documentário "O Lado Negro do Azeite", que retrata as tradições Alentejanas, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental CineEco.

De acordo com o avançado pela Tribuna Alentejo, dos centenas de filmes que estavam a competir, segundo Sandra Coias, este “pretende ser, não só um trabalho de alerta e divulgação, de forma a dar voz a uma população que tem sido menosprezada e esquecida, como também ajudar a divulgar uma alternativa a estas fábricas, valorizando estes subprodutos através da compostagem, por forma a reduzir os impactes ambientais e promovendo a bio economia circular”.

"O Lado Negro do Azeite" coloca o foco no lado menos conhecido da produção de azeite e que terá no problema ambiental da aldeia de Fortes o seu expoente máximo. Na sinopse, pode ler-se “Em Portugal, onde o mar acaba e a Europa começa, existe uma planura imensa que ocupa 1/3 do seu território... Alentejo. Um Alentejo que vive hoje uma realidade confusa e fraturante. Por um lado, a produção de azeitona trouxe vivacidade à economia, por outro lado, trouxe enormes problemas territoriais e ambientais.”

Acrescentado que “não precisamos de ser especialistas em questões ambientais para, ao chegarmos a Fortes, percebermos que a vida ali é impossível de suportar. É difícil respirar. O fumo domina as vidas dos que lá sobrevivem, impedindo-os de terem uma existência condigna.”

Concluindo "é tempo de pensar nas soluções e voltar a dar alegria e vontade de viver às suas gentes!"

Fonte: Tribuna Alentejo 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30