O Mega Nógado, doçaria tipicamente carnavalesca, voltou a ter hoje, dia 19 de fevereiro, lugar à mesa dos Vimieirenses com 150 metros de comprimento. Integrado “Ao Sabor das Tradições”, o projeto pretende dinamizar os pratos típicos do concelho e desenvolver uma partilha de conhecimentos e histórias gastronómicas com os mais novos.
O Município de Arraiolos, reconhecendo a especificidade do Nógado na Freguesia de Vimieiro pretende registar, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial I.P. (INPI, I.P.), a marca Nógado de Vimieiro® constituindo-se assim como o seu único e legítimo titular. Este registo impede que a marca seja utilizada sem o seu consentimento e exige que a sua confeção respeite as normas especificadas em Caderno de Especificações e Procedimentos, protegendo as características identitárias deste produto e evitando a sua adulteração.
Rui Estriga, presidente da Junta de Freguesia de Vimieiro, declarou à Rádio Campanário que "o propósito maior é conseguir a certificação do Nógado do Vimieiro e o Município de Arraiolos vai fazer todos os esforços para que isso aconteça e, a Junta de Freguesia de Vimieiro, com toda a certeza, estará disponível para que isso aconteça o mais rapidamente possível".
Para a realização do Mega Nógado de Vimeiro, que teve um comprimento de 150 metros, asssociaram-se empresas privadas, a Associação de Reformados de Vimieiro e a própria população vimieirense, contribuindo todos para a construção da iguaria.
A utilização da marca Nógado de Vimieiro® permitirá o reconhecimento do Nógado como um produto endógeno de referência e é a garantia de que, a forma de o confecionar o tornam um produto distinto e gerador de confiança da sua qualidade no consumidor. Neste contexto deverá ser preservada a receita antiga hoje conhecida pelo relato e memória das gerações mais velhas.
Veja aqui as fotos do Mega Nógado do Vimieiro
30 maio 2023 Regional
30 maio 2023 Regional
30 maio 2023 Regional