×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Arraiolos

O tapete de Arraiolos é feito em pedras da calçada pelos calceteiros de Gáfete...

Regional 14 Fev. 2021

Uma das atividades profissionais que predomina em Gáfete são os calceteiros. Profissão e ofício de pavimentar ruas, praças, largos, jardins, entre outros espaços na via pública, ou em espaços privados. Conscientes que, sendo esta uma profissão de cariz artístico e nómada, os calceteiros da Vila de Gáfete são reconhecidos na nossa região e para além dela, como sendo profissionais de excelência no que diz respeito às obras de assentamento de calçada utilizando vários tipos de rocha, como granito, calcário, basalto, etc. São também reconhecidos como mestres na execução de obras artísticas de “Calçada á Portuguesa” (ver ilustração exemplificativa do tapete de arraiolos feito em pedras da calçada, entre outros). Este ofício é praticado por Gafetenses desde os meados do século XIX, conforme relatam alguns deles com mais idade.

Perante tais fatos, a Junta de Freguesia de Gáfete, deliberou oferecer uma placa, aos empresários/empreiteiros que tem a seu cargo, outros operários que desenvolvem esta “nobre” profissão, identificativa da sua terra Natal, humildemente, mas com orgulho “CALCETEIROS DA VILA DE GÁFETE”.

Não se trata de publicitar estas empresas, porque, felizmente, não precisam de publicidade, porque quem necessita de calceteiros, sabem onde os procurar. Não é por acaso que a Vila de Gáfete também é conhecida por muitos, nacional e além-fronteiras, como sendo a terra dos calceteiros. Trata-se sim, de dar a conhecer às pessoas que circulam na via, sejam Portugueses ou Estrangeiros, de onde são aqueles homens que trabalham naquela posiçãocorporal de veras curiosa e original para muitos.Estes homens, literalmente, como artistas, deixam a sua marca nas várias localidades e lugares por onde passam, através das suas obras, inclusive, na nossa Capital, Cidade de Lisboa, onde outrora calceteiros de Gáfete realizaram várias das obras de “Calçada à Portuguesa” em arruamentos, Largos, Pracetas e, onde, ainda continuam a laborar pelo menos dois calceteiros de Gáfete. Também em território Europeu já laboraram e alguns continuam a laborar, nomeadamente em Espanha, França, Bélgica,Suíça, Luxemburgo, Alemanha, Reino.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30