23.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O vencedor foi José Ribeiro, numa obra alusiva ao pintor calipolense Henrique Pousão”, diz Vice-Presidente (c/som e fotos)

Decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Viçosa a entrega do Prémio de Pintura Henrique Pousão 2021.

O vencedor deste ano foi a obra “Sentir, sinta quem vê”, da autoria de José Ribeiro.

A Rádio Campanário marcou presença na cerimónia e falou com Tiago Salgueiro, Vice-Presidente e Vereador da autarquia calipolense.

Tiago Salgueiro começou por explicar que “antes do final do ano, tivemos a oportunidade de entregar o Prémio de Pintura Henrique Pousão,” revelando que “houve alguns atrasos por causa da pandemia e do próprio processo eleitoral que decorreu em outubro”.

Hoje “houve essa oportunidade de procedermos à entrega do prémio. Esta edição de 2021 teve uma participação significativa,” destacando que “houve 33 trabalhos a concurso, e o vencedor foi o pintor eborense José Ribeiro, com a obra “Sentir, sinta quem vê”, que faz uma alusão especifica em relação ao pintor impressionista calipolense Henrique Pousão.”

Na avaliação das obras desta edição, houve “uma decisão unanime do júri que avaliou todos os trabalhos”. A entrega deste prémio é algo “que nos congratula”. Tiago Salgueiro explicou que “Henrique Pousão é um pintor Calipolense de renome internacional, um grande pintor impressionista que faleceu precocemente e, em sua homenagem, o município decidiu avançar com esta edição do prémio”.

O Vice-Presidente frisou que o Prémio de Pintura Henrique Pousão irá sofrer, futuramente, “um novo formato e dar uma nova configuração a este Prémio de Pintura que é bastante importante e a nossa ideia é tentar no fundo, dinamizar do ponto de vista cultural o concelho de Vila Viçosa.”

Para além do primeiro Prémio foi atribuída também uma menção honrosa “ao pintor alandroalense João Cardoso Justa, e a obra intitula-se “Agora Tu Caliope Me Ensina”.”

Esta “foi também uma decisão unanime do júri relativamente a esta atribuição da menção honrosa.” Como o vencedor desta menção honrosa não esteve presente na cerimónia de entrega do prémio, “vamos depois proceder à entrega do referido diploma em data a definir.”

O facto de ter existido esta menção honrosa, “comprova que a qualidade dos trabalhos foi bastante elevada.”

De acordo com Tiago Salgueiro, “este prémio acaba por ter já o seu lugar específico no panorama dos concursos deste género em Portugal, e sobretudo aqui na nossa região,” revelando que “a ideia do município é avançar com esta dinamização, em termos daquilo que são os prémios que o município atribui”, nomeadamente, “o prémio Florbela Espanca a nível a literatura, e o premio Henrique Pousão a nível da pintura.”

Em conclusão, Tiago Salgueiro sublinhou que “todos os trabalhos finalistas irão participar numa exposição temporária, que irá decorrer a partir de janeiro, se a situação da pandemia nos permitir, na Casa da Cultura em Bencatel, onde iremos dar destaque ao vencedor do prémio José Ribeiro com a sua obra”

Populares