Aljustrel

Obra do Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel está em fase de conclusão

Regional 11 Jan. 2022

A obra do Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel está em fase de finalização. A empreitada, que conta com um investimento total de 1.483.521,00 euros, entrou já no processo de acabamentos e deverá estar concluída em breve, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

O Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro, instalado junto a um dos poços de descida ao fundo da mina (Malacate Viana), tem como objetivo potenciar o turismo, dando a conhecer o património, a identidade e a memória coletiva deste concelho.

Esta operação, abrangida no Alentejo 2020 e que é comparticipada pelo programa FEDER, encontra-se incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Aljustrel e insere-se no âmbito da intervenção de recuperação ambiental e patrimonial da zona mineira abandonada.

Com esta obra será possível requalificar esta zona e dinamizar este espaço público, tornando-o mais acessível e possibilitando o seu usufruto a toda a população. O que permitirá também concretizar um investimento que tem em vista a recuperação das antigas minas desativadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Este novo centro, que está a ser construído, permitirá acolher os visitantes do Parque Mineiro e o edifício será dominado por dois grandes núcleos. No primeiro núcleo será criada uma ampla área de encontro e de receção, uma sala de exposições temporárias, que funcionará também como uma zona polivalente, uma área de snack-bar, dotada de uma esplanada com vista privilegiada para o Parque Mineiro, e uma loja de artesanato.

No segundo núcleo, que poderá ser designado de museológico, serão erguidas áreas expositivas distintas, mas que serão complementares.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31