17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Os eventos ligados ao vinho e à vinha de Redondo fazem com que os nossos vinhos tenham uma maior projeção no Alentejo”, diz David Galego (c/som)

O Dia Internacional dos Museus celebra-se a 18 de maio e, para festejar essa data, o Município de Redondo vai proceder a várias cerimónias comemorativas entre os dias 18 e 21 de maio, no Museu do Vinho e no Museu do Barro. 

No primeiro dia das celebrações, o Município de Redondo organizou uma palestra intitulada “Conversas sobre Vinho com Música” com o historiador José Calado e os artistas Gisela e David Ferreira, que teve lugar no Museu do Vinho, a partir das 18:30h.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com David Galego, presidente da Câmara Municipal de Redondo sobre a palestra que teve como foco a projeção do vinho de Redondo.

O autarca começou por referir que “continuamos a fazer eventos ligados ao vinho e à vinha, nas mais variadas facetas, reforço naturalmente a importância económica que tem este setor de atividade para o nosso concelho, são 11 adegas, mais de 200 postos de trabalho, com muitos hectares de vinha e muitos litros produzidos para colocar no mercado. Estamos no Museu do Vinho, que demonstra como o vinho é importante para o nosso concelho. Naturalmente não poderíamos deixar de contar com a presença do José Calado, que trabalha esta temática como ninguém, que faz uma ligação à história e ao património vitivinícola do Alentejo, e com quem temos muito a aprender”.

Questionado sobre a posição da projeção dos vinhos de Redondo, David Galego referiu que “temos conseguido projetar-nos junto de novos públicos, o Redondo Wine Land veio ajudar no reconhecimento da qualidade dos nossos vinhos, temos feitos eventos ligados também ao cante alentejano e tudo isto também são atrativos turísticos e o Alentejo também vive muito disto e, estes momentos, faz com que hoje em dia já tenhamos uma projeção a nível do Alentejo que faz com que sejamos procurados por muitas pessoas que queiram vir associar-se aos eventos que produzimos nesta temática”.

O presidente do município redondense foi ainda questionado sobre o facto de a Gala de Enoturismo vir a ser realizada no concelho de Redondo e sobre a escolha de Redondo para a realização da mesma, ao qual referiu que “esta escolha é mais um dos reconhecimentos que conseguimos obter por via do trabalho que temos vindo a realizar na área do vinho e, o enoturismo é, naturalmente, um setor económico em crescimento, que traz muitas pessoas ao Alentejo e também, no concelho de Redondo temos várias adegas e produtores que trabalham no enoturismo com muita qualidade e é um reconhecimento efetivo de que o nosso território é atrativo nessa ordem”.

Populares