Evora

Partido Chega em Évora leva Grupo de Cidadãos a organizar "Concentração pela Liberdade"(com fotos)

Regional 18 Set. 2020

Realizou-se esta tarde, na cidade de Évora, organizada por um grupo de cidadãos, uma “concentração pela liberdade e pela dignidade da cidade e das pessoas”.

Até ao momento em que a reportagem foi efetuada, encontravam-se na Praça do Giraldo cerca de 600 manifestantes, sendo esperados 1500, segundo a organização.

A Praça , dividida em dois, havendo elementos da Polícia de Segurança Pública a revistar as carteiras de quem passa, por uma questão de segurança.

De acordo com a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, Ana Paula Fitas, professora universitária, uma de muitas pessoas que estiveram na Praça do Geraldo, em Évora, na "concentração pela liberdade", organizada por um conjunto de cidadãos contra a escolha do partido "Chega" de organizar a II convenção no concelho.

De acordo com as declarações proferidas a este órgão de comunicação social, "considero que a escolha da cidade de Évora para realizar a convenção do partido Chega, conotado com a extrema-direita, não é inocente. Trata-se de uma provocação. Évora é uma cidade de liberdade, democrática, símbolo do 25 de abril", defendeu.

Sobre o caráter cultural desta concentração, a docente defende que partidos como o Chega "minimizam a cultura como motor do desenvolvimento dos povos". "Não respeitam os princípios da ética republicana, designadamente o respeito dos direitos humanos".

Semelhante ideia é defendida por Carla Rosado, empresária: "Évora é uma cidade da liberdade, contra os fascistas". "A escolha da cidade para a convenção do partido Chega é uma provocação"' defende.

Carla Dias, produtora cultural, considera que a presença do Chega em Évora "é uma afronta". "Évora é um território com mais de 40 anos de liberdade, depois do 25 de abril".

Já Florence Melen, técnica de desenvolvimento local, disse ao JN que a presença na concentração "está relacionada com a paz": "Venho manifestar-me pela paz". Sobre a presença do partido Chega na Praça do Giraldo, espera que " corra tudo bem".

Segundo a assessora do Chega, ainda "há poucos" apoiantes junto da Porta da Lagoa, porque "muitos ainda estão a fazer acreditação na zona onde vai decorrer a convenção".

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31