09 Dez. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

PCP propõe a reabertura/requalificação da ferrovia alentejana. Conheça aqui as iniciativas do partido.

Regional 02 Abr. 2021

Em nota de imprensa enviada à nossa redação, a DORLA do PCP informa que, as populações do Litoral Alentejano continuam até hoje a sofrer as consequências de uma política de degradação e desinvestimento na ferrovia e de encerramento de serviços, que neste território não teve quaisquer medidas do Governo, da IP e da CP que revertessem a situação.

Em dezembro de 2011, poucos meses depois de tomar posse, o Governo PSD/CDS de Passos Coelho e Paulo Portas deu orientações para o encerramento do transporte regional na Linha do Sul. Os oito comboios regionais diários que existiam então nessa linha foram todos suprimidos.

Foi desde essa altura até hoje que as populações do Alentejo Litoral e do Distrito de Setúbal ficaram sem comboios regionais – sendo que os Governos PS até hoje não trataram de repor essas ligações. A DORLA do PCP organizou no passado dia 1 de Abril três iniciativas na região, com a participação de João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, numa altura em que foi lançado o ano europeu da ferrovia.

Em Luzianes realizou-se uma tribuna pública pela reposição do comboio de passageiros. Uma localidade que cresceu e se desenvolveu com o comboio, que tem estação e linha, faltando apenas a vontade política de colocar em circulação o comboio de passageiros.

Em Sines, uma declaração política à comunicação social, sobre o desinvestimento e desmantelamento da CP, as consequências para o país e região no desenvolvimento económico e coesão territorial.

Em Alcácer do Sal, uma tribuna pública, num concelho que é o pior servido no Litoral Alentejano em transportes públicos inter regionais. Também aqui, existe estação, existe linha, mas a população foi condenada por PSD, CDS e PS a ver passar o comboio. A devolução da ferrovia regional às populações do Litoral Alentejano é uma exigência de elementar justiça e uma medida de evidente racionalidade na qualificação e desenvolvimento territorial e de política ambiental e energética.

Na Assembleia da República o grupo parlamentar do PCP apresentou um projecto de resolução (1171/XIV) pela requalificação e reabertura do serviço regional e inter-regional de transporte ferroviário no Litoral Alentejano e Distrito de Setúbal.

PCP PROPÕE

- Promover a requalificação e reabertura do serviço regional e inter-regional de transporte ferroviário no Litoral Alentejano e Distrito de Setúbal;

- Assegurar a passagem por Setúbal no serviço Intercidades Lisboa/Faro de um comboio em cada sentido;

- Retomar o serviço regional de passageiros na Linha de Sines:

a) Numa primeira fase, servindo as estações e apeadeiros atualmente existentes com ligação a Ermidas – Sado e a Setúbal;

b) Numa fase posterior, promovendo em articulação com o Município de Sines e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral o estudo de localização adequada e a construção da nova Estação de Sines, interface intermodal para o transporte público;

- Adequar a articulação do transporte ferroviário e dos horários dos serviços Intercidades com as necessidades das populações e dos utentes, incluindo a consideração das deslocações pendulares.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31