09 Ago. 2022
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00

Pó de Vir a Ser: a Associação que fez do matadouro de Évora um espaço de criação

Pó de Vir a Ser: a Associação que fez do matadouro de Évora um espaço de criação Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora
Regional Escrito por  27 Dez. 2021

O antigo matadouro municipal de Évora, foi inaugurado em 1886, e estava fechado e ao abandono há cerca de 35 anos atrás. O edifício, que durante um século serviu para centralizar a matança de gado, estava devoluto e servia ocasionalmente de armazém.


A reconversão de um antigo matadouro em espaço artístico e cultural ainda gera curiosidade. “Costumo brincar e dizer que agora somos um 'criadouro'”, diz Mariana Mata Passos. 

“Há artistas que, quando sabem que isto foi um matadouro, pura e simplesmente viram as costas e vão-se embora. Eu, pessoalmente, acho que isso é uma falsa questão, por diversas razões. Uma delas é que foi matadouro, mas já não é há 35 anos, portanto, mudou-se a função”, afirma Pedro Fazenda.


A desativação do matadouro municipal de Évora esteve relacionada com as próprias mudanças no mercado e com o aumento do consumo de carne, que obrigou a agilizar procedimentos e levar a matança para fora das cidades.

O escultor e fundador da associação diz que um dos motivos desta mística em torno do local prende-se com a forma como hoje encaramos a morte, com menos naturalidade. “A relação que havia com a morte até aos anos 70 era muito mais clara. Conheci (e conheço) muita gente que trabalhou aqui e que vinha cá em criança ver matar. Era uma curiosidade normal, era aceite”, explica. “Hoje comemos tanta carne, mas ficamos muito impressionados [com a morte dos animais]. Ficamos muito preocupados com a forma comos bichos morrem, mas muita pouca com [a forma como] os bichos vivem”, diz o responsável.

Para Sérgio Carronha, o historial não incomoda. “Não vejo nenhum problema “energético”, na verdade sinto-me muito bem por poder estar aqui, no centro de uma cidade, a trabalhar em pedra”, afirma o escultor, que está em residência artística.

Fonte/foto: Gerador

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31