7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Poeiras do Saara tornam férteis solos alentejanos que não produziam há mais de 100 anos

O deserto do Saara é a maior fonte de poeira do solo global e tem um papel fundamental no equilíbrio dos nutrientes que circulam no nosso planeta. Passados 100 anos, solos agricolas no concelho de Mértola voltaram a ficar férteis devido às poeiras do deserto.

Perto de Mértola, solos que não eram férteis há mais de 100 anos voltaram a ser usados para cultivo. Os agricultores locais mostraram-se surpresos com este feito tendo referido Marco Graça à RFM “O que é que crescia aqui? Só miséria”.

Estes solos estão agora a ser alvo de investigação por parte da Agência Espacial de Agricultura para que obtenham dados que permitam estabelecer a primeira colónia agrícola em Marte.

Segundo avançou à BBC, Santiago Gassó, geofísico argentino e especialista da Nasa, que estuda o uso de satélites para detectar a poeira, “O pó é basicamente rocha triturada, muito fina, e é composto de diferentes elementos químicos. Muitos desses elementos são nutrientes usados pelas plantas, como fósforo e nitrogênio, e todos esses nutrientes estão contidos no pó, que viaja e é depositado pela chuva ou simplesmente cai na floresta.”

Leia Aqui o artigo completo

Populares