17.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Politécnico de Portalegre obtém parecer favorável para Academia para o Hidrogénio

O Politécnico de Portalegre recebeu parecer favorável à manifestação de interesse que fez ao IPCEI-Hidrogénio (Important Project of Common European interest), que o Governo Português está a preparar para apresentar à União Europeia. Foram apresentadas cerca de 70 manifestações de interesse para o desenvolvimento de projetos, das quais 37 obtiveram parecer positivo. Com a aprovação desta candidatura, poderá ser possível o financiamento para a execução da Academia para o Hidrogénio em Portalegre que permitirá a aquisição de equipamentos piloto e a formação de recursos humanos.

Esta iniciativa prende-se com a necessidade premente de se reduzirem as emissões gasosas e de acontecer uma efectiva descarbonização da sociedade, tornando-se necessário o desenvolvimento de alternativas aos combustíveis fósseis. O vetor energético que tem como base o hidrogénio é uma das áreas em que o Politécnico de Portalegre tem vindo a trabalhar e a desenvolver um conjunto de projetos, quer de formação, quer de investigação. Este vetor é uma alternativa que pode ter uma contribuição significativa em todo o mix energético, possibilitando diversas aplicações e vantagens ao nível do armazenamento de energia renovável e estabilizador da rede elétrica, em aplicações em mobilidade elétrica, como combustível e numa vasta gama de aplicações industriais. 

A Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) vem estabelecer a visão do país para o hidrogénio, identificando oportunidades e todas as cadeias de valor, bem como as políticas e medidas de ação legislativa e operacional. Neste contexto, uma das necessidades que está identificada é a “Formação de recursos humanos que irão operar soluções tecnológicas implementadas em projetos desenvolvidos”. O Politécnico de Portalegre tem vindo a desenvolver uma estratégia de trabalho bastante consistente nesta área, disponibilizando um mestrado na área da energia e do ambiente, dotando-se com equipamentos e unidades piloto num laboratório experimental de demonstração de tecnologia – BioBIP-Energia para produção e utilização de hidrogénio – e estabelecendo uma rede de parcerias nacionais e internacionais, com destaque para o Laboratório Colaborativo das BioRefinarias – BioREF, em que o Politécnico é um dos polos.

Populares