26 Nov. 2021
 
Ser Igreja
23:00-00:00

Ponte de Sor

Ponte de Sor: Air Summit arranca amanhã com a presença de Pedro Nuno Santos e Rita Marques

Regional 12 Out. 2021

A Câmara Municipal de Ponte de Sor e a TheRace vão realizar, mais uma vez, o Portugal Air Summit, a maior cimeira no setor aeronáutico, defesa e espaço da Península Ibérica. Em 2021, este evento volta a receber algumas das entidades e personalidades mais relevantes da indústria, infraestruturas e serviços, para debaterem e analisarem o setor da aviação - tripulada e não tripulada -, aeronáutica, espaço e defesa.

Conforme nota enviada à nossa redação, o Portugal Air Summit realizar-se-á entre 13 e 17 de outubro, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor. Encontram-se já confirmadas as presenças, entre outros, do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, que abrirá o evento, e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que fará a sessão de abertura de dia 13 de outubro. Para o mesmo dia, às 10h35, está também confirmada a presença da Presidente Executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener para falar do futuro da companhia de bandeira numa entrevista ao jornalista Vitor Gonçalves integrada no programa de conferências. 

No dia 13 marcará ainda presença a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, às 12h50, com o tema: “Como atrair mais turistas para Portugal – Importância da aviação”. Para 14 de outubro, a sessão de abertura cabe ao Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, estando ainda previsto a intervenção do Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro e a sessão de encerramento ficará a cargo de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. No dia 15, o Portugal Air Summit contará com Nelson de Souza, Ministro do Planeamento, na sessão de abertura, e com Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, no encerramento.

A nível internacional, as atenções centram-se no dia 14, às 12h30, com a intervenção de Jan-Christoph Oetjen, membro do Parlamento Europeu, que abordará o tema “Céu Único Europeu, é Hora de Agir – A Perspetiva do Parlamento Europeu”, ou em Marcos Cesar Pontes, Ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, que falará sobre a “A importância do setor aeroespacial e tecnologias associadas”, às 16h00.

Ainda no dia 14, também o painel “Perspectivas para o Sector Espacial em Portugal – Agência Espacial Portuguesa”, merece olhar atento a partir das 16h20, com a presença de Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa. Já Luis Filipe de Castro Henriques, Presidente do AICEP, abordará às 17h00 “A indústria aeroespacial, uma aposta”.

Dia 15, serão abordadas temáticas como Economia ou Saúde Mental. João Duque, Professor Catedrático no ISEG explicará qual o “Impacto das viagens na economia. Cenários futuros”, enquanto Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, moderará o painel “Saúde Psicológica para um novo começo”. Também a economia e investimento no Alentejo serão discutidos, através do painel: “Investir no Alentejo: Pilares de uma estratégia conjunta de atração de investimento para o Alentejo”, a cargo de Vítor Silva, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, e Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor. A sessão de encerramento estará a cargo da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Nas palavras de Nuno Molarinho, CEO da TheRace e organizador do Portugal Air Summit, “este programa é a prova do prestígio do Portugal Air Summit e da importância do hub aeronáutico no nosso país. A relevância institucional desta cimeira fica bem demonstrada com a presença de vários membros do Governo, bem como de altos responsáveis por entidades cuja importância para a economia nacional, para o seu crescimento e internacionalização é por demais evidente. E, claro, será um prazer receber tantos stackholders do setor aeronáutico, com os quais trabalhamos em constância, e que sabemos também sentirem como seus estes cinco dias de debate e encontro em Ponte de Sor”.

Sob o tema central “Flying for a New Start”, a quinta edição do Portugal Air Summit (PAS), decorrerá num formato híbrido, que permitirá levar a discussão ainda mais longe, extravasando as fronteiras do país. Lembre-se que o ano passado, a audiência do evento esteve patente em 60 países diferentes. A cimeira decorrerá durante 5 dias, sendo os primeiros 3 dias maioritariamente focados nas conferências e no networking, como tal, num público mais profissional, seguidos de 2 dias mais lúdicos com apresentação de Airshows, uma passagem de 2 F16, entre muitas outras surpresas. Face ao seu formato híbrido, terá lugar em 2 estúdios, onde decorrerão cerca de 50 conferências e participarão mais de 200 oradores.

A quinta edição do Portugal Air Summit apresenta, ainda, um fantástico Air Show que promete atrair grandes multidões e despertar emoções fortes.

Fonte: ECO Sapo/Nota de Imprensa

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30