15.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Populações da raia adquirem gás em Espanha

Depois dos combustíveis, tabaco e dos bens consumíveis, as populações da zona raiana têm vindo agora a dirigir-se a Espanha, para a aquisição de gás.

Em média, o valor de uma garrafa de gás butano em Espanha, comparativamente com Portugal, é inferior a 50%.

A corrida ao país vizinho tem vindo a crescer desde a entrada do euro em Portugal, no ano 2000, e a consequente abertura das fronteiras. Antes, era a população espanhola, quem aproveitava a proximidade das terras portuguesas fronteiriças com preços mais acessíveis, para fazerem as suas compras. Atualmente, a maioria da população alentejana residente próxima de Espanha, atravessa a fronteira para adquirir gás engarrafado. A maioria das exceções registadas prendem-se com esquecimento de comprar ou com população mais idosa ou carenciada, sem meios para realizar a viagem.

O gás engarrafado comporta despesas de vasilhame, transporte e distribuição, sendo o gás natural a única escolha mais barata. Atualmente em Portugal, a população detentora de abastecimento por gás natural é uma minoria limitada.

É, contudo, este o único tipo de gás contemplado pela Tarifa Social, que comparticipa a fatura do gás natural. Desta forma, as famílias sem acesso à rede de gás natural, que só por si é mais barato, não são qualificáveis à mesma.

Esta restrição priva mais de 700 mil famílias carenciadas, que preenchiam os requisitos para atribuição de apoio na aquisição.

É igualmente necessário analisar todo o processo de distribuição do gás engarrafado, no sentido de encontrar possibilidades de cortes de custos.

Populares