22 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Portugal já está em endemia, deve voltar à normalidade e acabar com as máscaras e isolamento”, diz Pedro Simas!

O virologista Pedro Simas considera que Portugal já entrou na fase de endemia de covid-19 e deve voltar à normalidade, protegendo os grupos de risco e acabando com o uso generalizado de máscara e com os isolamentos.

O investigador acrescentou ainda que concorda com o diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa que,rtal como a Rádio Campanário noticiou, admitiu recentemente que a pandemia pode acabar em breve.

Pedro Simas sublinhou esta quarta-feira “Concordo com a OMS. Esta é a evolução normal dos vírus e das pandemias. É isso que a ciência nos diz ao longo dos últimos 100 anos”, referiu.

 

Recorde-se que a Rádio campanário noticiou no pasasado dia 24 que, Hans Kluge, diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, considera que a elevada contaminação pela variante Ómicron, aliada à alta taxa de vacinação, irá conduzir a uma imunidade geral .

Esta imunidade geral poderá que significar o fim da pandemia, adianta o responsável que sublinha ainda que, apesar de o número de casos continuar a aumentar, vários países europeus vão aliviar as restrições, co mo vai acontecer em França, Holanda, Dinamarca ou Reino Unido.

Para Pedro Simas “Não deve haver ninguém em Portugal que não tenha imunidade para este vírus”, adquirida através da vacina, mas também da imunidade natural gerada pela infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, a qual deve atingir já cerca de 60% da população, referiu o virologista.

Perante esta taxa de imunização, “tem de se voltar à normalidade” com algumas exceções, que passam pela vacinação dos grupos de risco com a terceira dose – idosos e pessoas com doenças associadas -, que podem continuar a usar máscara, avançou.

 

Fonte: DN

Foto: Ecclesia 

Populares