17 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portugal já ultrapassou a China em número de casos de covid 19

As notícias que começaram a chegar da China, em fins de dezembro do ano passado, inícios de janeiro deste ano, sobre um novo vírus, na altura batizado de vírus de Whuan, província chinesa onde apareceram os primeiros casos, que puseram o mundo em alerta.

As notícias e as imagens eram alarmantes. Até fevereiro deste ano, a China foi o país mais afetado pela pandemia, Itália e Espanha seguiram-se-lhe e depois o resto do mundo. A 11 de março, a OMS declarava a covid-19, como uma pandemia.

Na China, por essa altura, a propagação do vírus estava controlada, com medidas estritas de quarentena, isolamento e restrição da circulação de pessoas.

De acordo com a notícia avançada pelo Diário de Notícias, sete meses depois, de acordo com o site wordometers, o país teve 85 557 casos confirmados, 4.634 mortes (que a 18 de abril eram 4 632) e 218 casos ativos, ocupando neste momento a 49.ª posição a nível mundial em número total de casos. De notar que a China tem cerca de 1 414 191 618 milhões de habitantes – 59 casos por milhão de habitantes.

Portugal, com 10 milhões de habitantes, acaba de ultrapassar a China em número total de casos confirmados desde o início da pandemia, que no nosso caso aconteceu a 2 de março.

Com 8 399 casos por milhão de habitantes, um total de 86 664 casos confirmados, 31 397 casos ativos, 2080 mortes e um número de casos diários acima dos 100 nos últimos quatro dias, estima-se que em breve estejamos muito acima da China, que, em contraciclo com grande parte do mundo, estancou há muito a transmissão do vírus detetado em dezembro na sua província de Whuan.

Populares