10.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Março 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portugal pode atingir 120 casos por 100 mil habitantes em dois meses

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgaram, este sábado, o segundo relatório de monitorização das linhas vermelhas para a Covid-19. Entre os indicadores, destaca-se que a região do Alentejo é a única em que o índice de transmissibilidade, Rt, não apresenta valores superiores a 1 (0,99).

O “número de novos casos de infeção por 100.000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 66, com tendência ligeiramente crescente a nível nacional” e “estima-se que o tempo de duplicação da incidência seja de 86 dias, o que significa que, à atual taxa de crescimento, será preciso dois ou mais meses para atingir a linha de 120 casos por 100.000 habitantes”, de acordo com a agência Lusa.

Na nota é ainda recordado que o “recente período pascal e o início do desconfinamento são fatores que podem interferir na situação descrita, com reflexos visíveis nas próximas semanas”.  

“A nível nacional, a proporção de testes positivos para SARS-CoV-2 foi de 1,5% (2 a 8 de abril), valor que se mantém abaixo do objetivo definido de 4%, sendo que o total de testes realizados nos últimos 7 dias foi de 238.821”, elabora ainda o relatório, acrescentando que a “proporção de casos confirmados notificados com atraso mantém a tendência decrescente e, nos últimos 7 dias, todos os casos de infeção (…) foram isolados em menos de 24 horas após a notificação, e foram rastreados e isolados 95,0% dos seus contactos”.

O relatório versa também sobre o número diário de casos de Covid-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) que, no continente, tem apresentado uma tendência decrescente. A 7 de abril de 2021, registavam-se “122 doentes internados”. “Este número tem apresentado uma tendência decrescente e é expectável que assim se mantenha se a redução do número de novos casos continuar a ocorrer”. É ainda informado que “o grupo etário com maior número de casos internados em UCI correspondeu ao dos 70 aos 79 anos”.

Populares