NACIONAL

Portugueses com dupla nacionalidade a viver na Rússia podem ser chamados para a guerra!

Portugueses com dupla nacionalidade a viver na Rússia podem ser chamados para a guerra! Exame
Regional Escrito por  28 Set. 2022

Os cidadãos portugueses que tenham dupla nacionalidade russa e que estejam a viver nesse país poderão vir a ser chamados a combater na guerra na Ucrânia.

A informação é avançada pelo Semanário Sol citando o Portal das Comunidades Portuguesas, que está sob tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Conforme informação publicada neste portal “A 21 de setembro de 2022, as autoridades russas decretaram uma mobilização militar, com efeitos imediatos. Alerta-se que os duplos nacionais luso-russos são considerados, pelas autoridades russas, apenas como cidadãos russos. Assim, na eventualidade de serem mobilizados, não poderão solicitar proteção consular junto da Embaixada, invocando dupla nacionalidade, por esta não ser reconhecida na Rússia”, apontou a página do Portal das Comunidades Portuguesas.

“Desde aquela data, as saídas da Rússia por via terrestre e aérea encontram-se sobrecarregadas e estão sujeitas a controlo acrescido nas fronteiras. Reitera-se a recomendação para que sejam evitadas deslocações à Rússia e para que cidadãos nacionais que se encontram no país, por razões não essenciais, ponderem sair pelas alternativas disponíveis”, referiu o ministério dos Negócios estrangeiros.

O Ministério já apelou à população que  evite viagens à Rússia neste momento.

Leia a notícia completa em Semanário Sol

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31