13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Praça de Touros da Azaruja pode passar de ruína a Centro Cultural

Zaratan,  um espaço gerido por artistas e uma associação cultural sem fins lucrativos que nasceu há quase 7 anos, está alançar um campanha para a reconstrução da mais antiga praça de touros de Portugal, instalada na aldeia da Azaruja, no Alentejo, transformando-a num Centro Artístico e Cultural.

Segundo os repsonsáveis do projeto, a reconstrução da Praça de Touros da Azaruja pretende dar-lhe uma nova vida como plataforma artística e cultural acrescentando “Festivais, performances, eventos multimédia; redes de trabalho, de criação e de formação; imaginem todas as atividades que conseguimos realizar em 200 metros quadrados e multipliquem-nas por um espaço de 2.200 metros quadrados!”

A Azaruja fica a 140 km de Lisboa e a 20 km de Évora, situada entre dois importantes pólos culturais.

Conforme pode ler-se na página oficial da Zaratan “esperamos unir o cenário artístico e cultural dessas duas cidades, num ambiente aberto e dinâmico, alicerçando as ligações atuais e procurando criar novas redes com o panorama artístico internacional. O novo espaço funcionará como uma estrutura dinâmica para a produção de obras e eventos multidisciplinares nas áreas das Artes Visuais, Performance, Música e Novos Media. Receberemos criadores nas várias fases da carreira, desde artistas emergentes a artistas mais consolidados, priorizando a qualificação dos mais jovens.”

A praça está vazia e em ruínas há mais de uma década. A ideia de concretizar este projeto teve início em Maio de 2019 e desde então, a ZARATAN  está a “cultivar relações com a comunidade local: das sociedade civil aos vizinhos e, claro, os agentes e entidades culturais que nos rodeiam. Contamos com a colaboração de um arquitecto e o projecto já está aprovado, avaliado em estreita colaboração com a autarquia e entidades locais.”

Atualmente estamos a preparar a nossa candidatura a financiamentos nacionais e europeus.

O projecto divide-se em 3 fases:

Fase 1: (julho de 2021 – março de 2022) Restauração das paredes externas, coberturas, segurança estrutural da praça de touros e colocação de esgotos, água, luz.

Fase 2: (abril de 2022 – agosto de 2022) Criação do espaço da Galeria de Arte e 10 Estúdios de Artista, uma Biblioteca, uma cozinha comunitária e casas de banho.

Fase 3: (agosto de 2022 – outubro de 2022) Instalação de painéis solares, ar condicionado e início da programação!

Toda a informação da campanha em: 

https://zaratan.pt/en/about/5

https://chuffed.org/project/zaratan-arena

 

Foto/Créditos: TribunaAlentejo

Populares