Elvas

Presidente do Município de Elvas planeia usar as águas do rio Guadiana para fazer bombagem para a Barragem do Caia (C/SOM)

Regional 08 Jun. 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha pretende usar o rio Guadiana, que atravessa o concelho, para fazer a bombagem das águas do rio para a Barragem do Caia.

O autarca, que falava aos jornalistas durante o balanço da visita da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ao concelho elvense, destacou o problema da Barragem do Caia, que “às vezes não consegue armazenar água suficiente para aquilo que são as necessidades do perímetro de rega”.

Nuno Mocinha adverte que “não decidimos fazer essa obra”, mas sim “estudar essa hipótese e ver se por um lado se existe essa capacidade e se existir depois veremos como se leva à prática”, destacando que “o que é agora importante é irmos sinalizando as nossas necessidades e aquilo que nos preocupa”.

O edil abordou a questão a Ana Abrunhosa, apesar de a Barragem do Caia ser da tutela do Ministério da Agricultura “e nem é uma matéria direta do município”, como referiu Nuno Mocinha, mas enaltece que “é uma questão que nos toca a todos e foi também pedida ajuda pela Associação de Beneficiários do Caia, que se preocupa com a quota que a albufeira vai tendo e nós também fomos semanalmente acompanhando essa questão, porque muitas cultivações e postos de trabalho dependem dela, assim como muito da produção local”.

“O concelho de Elvas depende muito do desempenho da Barragem do Caia, daí que ficou sinalizada esta preocupação”, frisa o autarca elvense.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31