14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Processo de requalificação da Fortaleza de Juromenha “não sofreu nada com a mudança” de Ministro da Cultura, diz João Grilo (c/som)

A requalificação da Fortaleza de Juromenha há muito que tem sido ansiada pelo concelho de Alandroal, tendo vindo a ser desenvolvidos esforços no sentido de serem conseguidos os fundos necessários. Em junho deste ano, Luís Castro Mendes, Ministro da Cultura à altura, garantiu que a Fortaleza de Juromenha integraria a segunda fase do programa REVIVE, sendo contemplada na reprogramação do 2020. Porém, em outubro, o cargo passou a ser ocupado por Graça Fonseca. Mas, o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, garantiu à Campanário que “o processo não sofreu nada com a mudança”.

O autarca afirma também, que “felizmente não houve mudança de Diretora Regional de Cultura”, tendo sido reconduzida Ana Paula Amendoeira, “pessoa muito empenhada no processo de Juromenha”. Além disso, “sei que já está feito o devido envolvimento da nova Ministra no processo de Juromenha” e “contamos que as coisas estejam a correr exatamente nos mesmo tramites”, diz João Grilo.

Porém, “a nossa grande aposta é conseguir ainda alguns fundos do 2020 para poder intervir”, motivo pelo qual “estamos a desenvolver os projetos técnicos com caráter de urgência devido às derrocadas que ocorreram, há uns meses”, explicou o edil.

Mesmo com a definição montante destinado para a requalificação património, feita pelo Governo, o autarca acredita que “terá que haver margem no 2020 para intervir em Juromenha”, porque “não há mais nenhum pretexto que possa ser usado para adiar esta situação”. Por outro lado, esta “é uma intervenção que é estruturante não só para o concelho como para a região” e deste modo, diz-se estar “convencido que teremos boas notícias do 2020 para poder intervir em Juromenha”.

Populares