Imprimir esta página

Alentejo

Produtores de vinho e azeite juntam-se ao IEFP para lançar curso inovador de agricultura no Alentejo!

Regional Escrito por  23 Set. 2022

O distrito de Evora vai acolher a primeira edição do curso de Operador Agrícola Especializado, uma formação inovadora e a primeira especializada em duas culturas: vinha e olival.

Promovida pelo IEFP em colaboração com empresas reconhecidas do setor, esta é uma formação remunerada, com uma forte componente prática em contexto real de trabalho, estágio assegurado e elevada empregabilidade.

Em nota de Imprensa enviada á nossa redação, é ainda referido que este  primeiro curso desenvolvido no âmbito do Laboratório de Agricultura, integrado no programa PRO_MOV, conta com a associação das empresas Aveleda, Esporão, Sogrape, Sovena, Symington Family Estates e The Fladgate Partnership.

"Esta é uma oportunidade única de especialização e empregabilidade no setor agrícola, que contribui para a requalificação e valorização de pessoas e a melhoria das suas vidas. E uma abordagem que procura promover o interior de Portugal e o setor primário, enquanto excelente solução para quem procura uma alternativa que lhes permita crescer", refere André Campos, do Laboratório de Agricultura.

O curso promovido pelo IEFP e desenhado em colaboração com alguns dos maiores produtores de vinho e azeite do país, diferencia-se por uma formação teórica, complementada por uma forte componente prática no terreno e em contexto real de trabalho, que permite que os formandos se tornem profissionais qualificados num curto espaço de tempo.

Após os três meses de formação teórico-prática, os formandos têm um estágio assegurado de três meses, em empresas de referência do setor no distrito de Evora. Após a conclusão da formação, contam ainda com uma rede de apoio para a integração no mercado de trabalho.

Este curso tem como objetivo formar profissionais, dotando-os de competências valorizadas pelas empresas do setor e que permitam a evolução na carreira. Destina-se a pessoas maiores de idade, que tenham gosto pela agricultura e disponibilidade para residir ou se deslocarem diariamente na área geográfica das culturas.

A formação é remunerada: inclui uma bolsa de formação, subsídio de refeição, e ainda subsídios de transporte, acolhimento e alojamento sempre que aplicável.

As candidaturas para o curso de Operador Agrícola Especializado já se encontram abertas e podem ser realizadas através do site do IEFP em iefponline.iefp.pt através de inscrição junto do serviço de emprego da área de residência.

Para esclarecimento de dúvidas ou inscrição direta, os interessados podem ainda contactar o IEFP - Centro de Emprego e Formação Profissional de Evora/Serviço de Formação Profissional de Évora através do telefone 266 093 780, do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou na morada Rua do Centro de Formação Profissional, n 4, Evora. Adicionalmente, o curso tem início planeado para o dia 7 de novembro.

A iniciativa insere-se no âmbito do Reskil/ing 4 Employment, um projeto pioneiro a nível europeu que pretende requalificar, até 2025, um milhão de pessoas em situação de desemprego ou em risco profissional.

Em Portugal, o projeto tomou o nome de Pro_Mov e é impulsionado pela Sonae, SAP e Nestlé (membros do ER T) e pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), em colaboração com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e outras empresas do setor privado como a EDP, a Delta Cafés e a Sogrape.

Através do Pro_Mov, pretende-se promover o desenvolvimento de competências em áreas com maior procura de trabalhadores qualificados. O programa divide-se em vários laboratórios, entre os quais o Laboratório de Agricultura, onde os candidatos selecionados têm acesso a um programa de formação inovador e de cariz intensivo

Saiba mais sobre o curso: