03 Dez. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-23:00

UNIVERSIDADE DE EVORA

Professores da Universidade de Évora participam no Filo-Lisboa 2021

Regional 25 Nov. 2021

Susana Mendes Silva, professora do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, da Universidade de Évora (UÉ), participa no Filo-Lisboa 2021, a decorrer no dia 29 de novembro, no Teatro São Luiz, onde irá apresentar a performance Ritual, seguida por uma conversa com António Guerreiro, filósofo e professor do Departamento de Artes Visuais e Design da UÉ. A apresentação terá lugar na Sala Mário Viegas pelas 17h30, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

O Filo- Lisboa é um programa que decorre durante todo o dia 29 de novembro no Teatro São Luiz em Lisboa mas também estará acessível em webstreaming através de inscrição AQUI.

A filosofia antecipou o que a arte conquistou na contemporaneidade: a ubiquidade. Se arte hoje pode ser tudo ou estar em tudo, a filosofia sempre esteve em todo o lado. Fará, pois sentido considerar a filosofia a primeira criação de arte contemporânea da história da humanidade porque talvez faça também falta chamar a mais coisas “filosofia”. Nesta edição de Filo-Lisboa, resultado de uma associação entre três estruturas de três países diferentes (Alemanha, França e Portugal), a filosofia irá tomar conta dos vários espaços do Teatro Municipal São Luiz, espalhando-se por palcos, plateias, ecrãs e foyers.  Numa relação que se pretende quotidiana e descomprometida, busca-se acessibilidade sem facilitismo e sem abdicar da diversão. Com curadoria de Teatro Praga e do filósofo e professor André Barata, poderá assistir, durante um dia inteiro, a conferências para crianças, leituras de livros, conversas com artistas, debates de filosofia ou ver espetáculos em torno da relação entre filosofia e criatividade. Junta-se assim filosofia e arte como se nunca tivessem ocupado campos distintos, com contribuições em língua alemã, francesa e portuguesa. Para viver um dia cheio de perguntas. 

Susana Mendes Silva é artista plástica, performer e professora universitária. Estudou Escultura na FBAUL e frequentou o programa de doutoramento em Artes Visuais (Studio Based Research) no Goldsmiths College, Londres, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. É Doutorada em Arte Contemporânea, pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, com a tese baseada na sua prática performativa – A performance enquanto encontro íntimo. É Professora Auxiliar no Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora e leciona no Mestrado de Arquitetura Paisagista e na licenciatura de Artes Visuais e Multimédia da UÉ.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31