9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Professores de Évora, Serpa e Mértola integram projeto para ensinar cinema no ensino básico e secundário

No dia 25 de março, a associação Os Filhos de Lumière e os professores de nove escolas portuguesas que, este ano lectivo, participam no projecto internacional de realização de cinema em ambiente escolar O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude, fazem uma avaliação conjunta na Casa da Juventude de Sintra.

No encontro, pretende-se reflectir sobre o trabalho colectivo que tem sido desenvolvido por cada uma das oficinas escolares e sobre o papel do cinema na promoção do desenvolvimento intelectual e na integração social dos jovens. O mote são os filmes-exercício realizados até agora pelos alunos de cada uma destas escolas.

Na edição de 2022-2023 n’O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude, participam 200 alunos de nove turmas, dos oito aos 20 anos. Cada um dos trabalhos de 10, já realizados por eles, são a resposta a três exercícios sobre a questão de cinema que está a ser trabalhada no âmbito deste projecto internacional que, este ano, é “centrado – descentrado”.

Na Casa da Juventude de Sintra vão reunir-se cerca de 50 profissionais, entre cineastas das equipas que implementam as oficinas de cinema d’ Os Filhos de Lumière e os professores das escolas Secundária Camões (Lisboa), Marquesa de Alorna (Lisboa), Marquês de Pombal (Lisboa), Miguel Torga (Queluz/Sintra), Matias Aires (Cacém/ Sintra), Alfredo da Silva (Albarraque/Sintra), Secundária de Serpa, do 1ª ciclo de Mértola e Manuel Ferreira Patrício (Évora).

 

Populares