O “Programa de testagem CVP – Ensino Superior” tem início esta semana com o rastreio à covid-19, junto dos docentes, não docentes e estudantes, no dia 19 deste mês.
O programa desenvolve-se conforme planeado aquando do seu lançamento pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e pela Direção-Geral da Saúde (DGS) a 19 de março, e insere-se na implementação de uma estratégia de rastreio no reinício das atividades presenciais nas instituições científicas e de ensino superior, levada a cabo em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).
Até ao dia 8 de abril, as instituições científicas e de ensino superior, públicas e privadas receberam 66 mil kits de testes rápidos de antigénio pela CVP, sem quaisquer custos para as instituições.
No caso Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), a testagem vai decorrer na próxima segunda-feira, dia 19 de abril, nas instalações da instituição, conforme a plataforma online do “Programa de testagem CVP – Ensino Superior”
A estratégia de rastreio delineada para o reinício das atividades presenciais nas instituições científicas e de ensino, prevê a possibilidade de as instituições científicas e de ensino superior, públicas e privadas, garantirem internamente as condições adequadas para a realização de testes.
17 instituições públicas (num universo de 36) e 25 privadas (num universo de 73) informaram já a DGES que possuem os seus próprios recursos humanos e materiais para a realização da testagem à COVID19.
O programa inclui a formação de recursos humanos das próprias instituições para garantir condições adequadas à realização massiva dos testes. Na última semana, 210 formandos inscreveram-se nessa formação online prestada pela CVP.