03 Mar. 2021
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Evora

Programa de Valorização do Cardo no Alentejo chega a Évora no mês de Fevereiro

Programa de Valorização do Cardo no Alentejo chega a Évora no mês de Fevereiro Foto: CEBAL
Regional 28 Jan. 2021

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) já tinha arrancado este mês com uma sessão online de promoção do uso diversificado do Cardo na produção de queijos. A promoção e divulgação deste produto da região Alentejo, chega agora ao distrito de Évora.

O programa Tecnológico Nacional “Valorização Integrada do Cardo” chega virtualmente dia 2 de fevereiro à região de Évora com o tema “Évora em análise, a perspetiva produtiva”.

A sessão é aberta a todos os interessados na valorização deste recurso endógeno e decorrerá entre as 14:30h e as 16:30h, em formato online, via videoconferência Zoom, com inscrição prévia.

Esta é a segunda sessão do programa itinerante nacional projetado pelo CEBAL, em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora, para a transferência de tecnologia focada na promoção económica da cultura do Cardo.

O Roadshow Tecnológico para a “Valorização integrada do Cardo (Cynara cardunculus) – Évora em análise, a perspetiva produtiva”, pretende ser um programa itinerante de divulgação de tecnologias e abordagens adaptadas de valorização da cultura de Cardo como uma produção sustentável a nível económico e ambiental. O programa tenciona chegar a diferentes regiões de Portugal onde este recurso endógeno é uma planta de impacto económico elevado, como é o caso da região de Évora que será a anfitriã da segunda sessão do programa.

A CEBAL explica que a sessão de dia 2 de fevereiro dará destaque à produção e utilização de Cardo, onde serão ainda exploradas potencialidades de utilização da planta para a criação de produtos de valor acrescentado, bem como a realidade produtiva deste recurso. Esta análise contará com a intervenção de Paulo Barracosa da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV).

A Associação dos Jovens Agricultores do Sul (AJASUL) ficará responsável pela dinamização de uma mesa redonda onde os desafios emergentes desta cultura e as várias preocupações dos produtores e indústria irão ser debatidos, promovendo novas simbioses e oportunidades entre setores, para uma maior competitividade da economia regional.

A AJASUL terá como convidados, para este momento de discussão, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAPAL) e a entidade de controlo e certificação CERTIS - Controlo e Certificação, Lda.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 1 de fevereiro através do formulário:

https://forms.gle/kyKjxNQYBU1aeLok6

Esta atividade que se insere no projeto CynaraTeC financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, é uma iniciativa de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica e os setores agroalimentar e farmacêutico em torno da valorização do Cardo.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Março 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31