Portalegre

Projecto ACRIC chegou à cidade de Portalegre com uma consórcio de parceiros internacionais!

Regional 25 Out. 2021

O Projecto ACRIC – Active Citizens Reimagining the Community chegou à cidade de Portalegre através de um consórcio de parceiros internacionais do qual faz parte a Cooperativa Operária Portalegrense como parceiro em Portugal.

O objetivo do ACRIC é formar elementos da comunidade para atuarem como mediadores entre a comunidade e os profissionais que trabalham em desenvolvimento urbano. O projeto assenta na premissa de que as nossas comunidades necessitam de ser (re)imaginadas, recorrendo a novas abordagens que possibilitem o seu futuro desenvolvimento, tendo como figuras ativas os seus cidadãos.

Pretende-se, assim, desenvolver um programa de educação de cidadãos adultos para formar os mediadores e repensar como gerir problemas complexos, tais como: o desenvolvimento económico sustentável, a qualidade do ar e da água, transportes, gestão de resíduos, habitação, sector social e bem-estar, saúde, segurança, espaços públicos e de lazer.

O ACRIC terá várias vertentes junto da comunidade como, por exemplo, um curso acreditado de desenvolvimento comunitário direcionado para educadores de adultos e formação direcionada para os voluntários (mediadores/ “campeões comunitários”) entre muitas outras iniciativas.

Além disso, este projeto pretende melhorar as competências dos educadores/formadores de adultos no que diz respeito à utilização de metodologias e ferramentas inovadoras, aprimorar as competências pessoais e profissionais quando aplicadas à esfera democrática e ao desenvolvimento local dos gestores, líderes de equipas, decisores políticos, decisores locais e empresários e criar um curso de desenvolvimento profissional contínuo para educadores/formadores de adultos sobre como transferir boas práticas nas áreas democrática e desenvolvimento comunitário.

Alexandra Ribeiro, Presidente da Cooperativa Operária Portalegrense, refere, “Estamos muito orgulhosos e honrados de fazer parte deste projeto.

Juntamente com os nossos parceiros internacionais, vamos poder contribuir para melhorar a nossa cidade através da formação de cidadãos agentes de mudança, que serão o elo de ligação entre a comunidade e os decisores/políticos locais. Estas pessoas vão repensar a cidade e propor novas abordagens, mais modernas, mais funcionais e mais e adequadas à vida da nossa cidade.”

O ACRIC termina em 2023 e até lá disponibiliza um conjunto online de recursos de formação direcionado para os “trabalhadores da linha da frente” (profissionais que trabalham em serviços da comunidade, como: bibliotecas, escolas, serviços saúde, culturais, transportes, património, etc.) de desenvolvimento comunitário, um conjunto de recursos de formação para os mediadores comunitários em áreas de desenvolvimento comunitário selecionadas para ajudar os mediadores comunitários a servirem de ligação entre os profissionais dedicados ao desenvolvimento comunitário/citadino e a comunidade. O ACRIC também promove um conjunto de metodologias participativas e de boas práticas relativamente a iniciativas lideradas pelos cidadãos propulsoras do desenvolvimento local, direcionada para os decisores políticos locais.

O projeto ACRIC explora colaborativamente como em 6 países da UE, (Alemanha, França, Grécia, Reino Unido, Suécia e Portugal) quais as melhores práticas para capacitar os cidadãos na prática de desenvolvimento urbano, como os cidadãos podem tornar-se mais ativos na conceção da forma urbana e melhorarem a sua qualidade de vida e vivência na cidade.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30