Radio Campanario

Alentejo

Evora

Projeto da UÉ entre os finalistas de prémio internacional

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 29 Ago. 2022

O Projeto ‘O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956), coordenado por Milene Gil, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora (UÉ) entre os finalistas ao The Keck Awards promovido pelo International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works.

Para a investigadora da UÉ “é uma honra estar entre os 10 finalistas deste prémio que é um dos mais prestigiantes da área da conservação a nível internacional. Mais ainda quando se verifica que é o único por Portugal” a constar da lista de nomeados. Milene Gil, entende assim que “é o reconhecimento e a valorização do trabalho que está a ser realizado e da partilha com os diferentes públicos”.

Este estudo científico sobre a arte da Pintura Mural de Almada Negreiros está a revelar novas técnicas utilizadas pelo artista e a origem do seu conhecimento e inspiração. Para que o projeto coordenado por Milene Gil seja o vencedor deste prémio internacional poderá votar online em https://www.iiconservation.org/content/keckvote.

O vencedor do prémio Keck Award 2022 será decidido 50% pelo voto do júri e 50% pelo voto do público.

O projeto ALMADA pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado de pintura mural de Almada Negreiros, uma das figuras-chave da vanguarda e do modernismo em Portugal. Em destaque estão os cinco núcleos de pinturas murais encomendados na cidade de Lisboa entre 1938 e 1956, na Igreja de Nossa Srª do Rosário de Fátima, Edifício DN, estações Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos e o Liceu EB Patrício Prazeres.

Este projeto transdisciplinar é uma colaboração conjunta entre o laboratório HERCULES da Universidade de Évora, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC-IJF e DEPOF), o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH / UNL) e a Administração do Porto de Lisboa (APL). Os resultados obtidos ao longo dos três anos serão um passo vital no conhecimento, valorização e conservação da arte da pintura mural de Almada Negreiros.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28